De Assis Diniz e Zé Leite tomam posse na Secretaria do Desenvolvimento Agrário

27 de abril de 2018 - 15:03

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará empossou Francisco de Assis Diniz e José Leite Gonçalves Cruz como secretário titular e secretário-executivo do Desenvolvimento Agrário na última sexta-feira (27). A solenidade lotou o auditório da Secretaria com a presença de autoridades, prefeitos, lideranças sindicais, movimentos sociais e servidores que ocuparam as cadeiras e os corredores do espaço. “Hoje é um dia em que pensei muito o que haveria discursar e decidi deixar o coração falar mais alto”, saudou o público o novo secretário do Desenvolvimento Agrário.

“Estou de volta à minha casa e sinto como se tivesse sido apenas 30 dias distantes e me sinto muito bem recebido por todos os servidores dessa casa. Nós ajudamos ao nosso governador, enquanto ele foi titular dessa casa, a estruturar a SDA em todos os seus esforços e para que o homem do campo tivesse vez e voz junto ao poder público”, completa Zé Leite.

A posse foi concorrida com as presenças do senador José Pimentel; do deputado federal José Guimarães. dos deputados estaduais Dedé Teixeira, Moisés Bráz e Miriam Sobreira; do vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio; do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rosilônio Magalhães; do secretário adjunto do gabinete do governador Felipe Pinheiro, do secretário-adjunto da SDA Wilson Brandão; da presidente do Instituto Agropolos, Ana Teresa de Carvalho.

Representaram os movimentos sociais e sindicais na mesa de abertura o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch; o presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE), Will Pereira; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Raimundo Martins; da representante da Articulação do Semiárido, Cristina Nascimento, dentre outras representações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e dos povos ciganos.

“É como muita alegria que desejamos sucesso ao nosso companheiro De Assis e aos servidores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário nessa nova empreitada”, cumprimentou o presidente da CUT. “Essa casa realiza um trabalho brilhante na agricultura familiar e já contou com as contribuições brilhantes do governador Camilo Santana, do secretário-chefe da Casa Civil Nelson Martins e do deputado estadual Dedé Teixeira”.

“A principal função para aqueles que vão chegar no novo concurso da Ematerce é compreender a função social dessa secretaria e quero pedir a todos vocês (servidores) para que possam compreender que quanto mais pressão dos movimentos sociais, mais resultado seremos capazes de implementar. É na pressão que teremos mais voz junto ao governador e nos ministérios. Não estamos aqui por coincidência, estamos aqui para realizarmos o melhor e do melhor fazermos com que as pessoas que sofrem (agricultores familiares) encontrem um alívio em seu próprio sofrimento”, concluiu De Assis.

Histórico

A solenidade marcou a segunda vez que De Assis Diniz ocupa um cargo executivo na esfera estadual e o retorno de Zé Leite a SDA. Antes de assumir a direção estadual do Partido dos Trabalhadores, De Assis foi presidente do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), ainda no governo Cid Gomes, e Zé Leite já ocupou a Coordenadoria Administrativa e Financeira da SDA, entre 2007 e 2008, antes de ser eleito Prefeito de Barbalha.

De perfil centralizador e organizativo, Diniz é metalúrgico, bacharel em Direito e especialista em Gestão Pública. Enquanto Zé Leite é especialista em Administração Pública, Gestão de Negócios e em Desenvolvimento Rural Sustentável.