UFC: Casa Civil e SDA homenageadas nos 100 anos do Curso de Agronomia

4 de maio de 2018 - 09:20 # # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

A Universidade Federal do Ceará (UFC) comemorou o seu primeiro centenário e na lista de homenageados estiveram a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). A solenidade foi na última quarta-feira (02) e contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil Nelson Martins e do coordenador de Cadeias Produtivas Márcio Peixoto.

A primeira parte do evento ocorreu no Auditório Professor Alzir Barreto, do Departamento de Zootecnia, que ficou lotado de professores, tanto da ativa como aposentados, servidores, alunos e autoridades. “A implantação de um curso superior de agronomia no Ceará, há cem anos, foi sem dúvida um ato de ousadia”, frisou o Prof. Henry Campos, reitor da UFC, durante seu discurso. “Entretanto, naquela quadra de chuva generosa de 1918, a semente plantada por Dias da Rocha e seus companheiros estava destinada a vingar, crescer, florescer e gerar frutos abundantes”, complementou.

Fundada em 1918, a Escola de Agronomia nasceu como instituição de ensino superior privada para atender à demanda de formar agrônomos para um Estado com economia ligada à agricultura, mas marcado pela seca e pelo solo cristalino, que não absorve água. Em 1935, a escola passou por processo de estadualização, tendo sido federalizada pelo Ministério da Agricultura em 1950. Foi uma das unidades que passaram a integrar a Universidade Federal do Ceará na sua fundação, em 1954, fazendo parte, atualmente, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Nos anos 1960, a Escola de Agronomia foi pioneira no processo de internacionalização da UFC ao fechar convênio com a Universidade do Arizona (EUA), responsável pelo início da pesquisa na Universidade. “O que de fato se festeja é uma contribuição de 10 décadas ao desenvolvimento do Estado e da região, o início de um ciclo de transformações que impactaria tanto a vida econômica como o ambiente social”, destacou o Prof. Francisco de Assis Melo Lima, da comissão organizadora das comemorações do centenário.

Homenagem Especial

Durante as comemorações, vários professores, servidores, instituições e alunos foram homenageados, mas mereceram destaque especial os professores Renato de Almeida Braga e Prisco Bezerra, ambos ex-diretores da Agronomia. Este último foi diretor daquela unidade por 21 anos. “Podemos dizer que o Prisco foi a alma dessa escola, à qual ele dedicou 47 anos de sua vida”, destacou o reitor.

“Notem que, quando Renato Braga estava na ação (na direção da Agronomia), Prisco estava como pró-reitor de Finanças da UFC. E vice-versa: quando Prisco estava na direção, Renato Braga era vice-reitor”, destacou o Prof. Luís Carlos Uchoa Saunders, representante dos professores na mesa e ex-reitor da UFC.

O prefeito Roberto Cláudio lembrou que o Estado convive com seis anos ininterruptos de seca. “Imagina se isso tivesse acontecido na década de 1970 ou 1980? Fome, saques, ausência de água para sobrevivência humana. Mas esses seis anos estão sendo enfrentados com mais eficiência, sem fome, uso mais inteligente da água, produção muito mais inteligente mesmo na seca. Isso não é por acaso. Isso está acontecendo porque tem muita ciência, muito conhecimento, muita formação e muita gente exposta a esse conhecimento nesse Estado”, lembrou. “Nós devemos isso a muitos de vocês, do passado, presente e futuro”, completou.