Paulo Freire: Em Tauá, agricultora familiar amplia produção e triplica renda

19 de outubro de 2018 - 11:33 # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Na comunidade de Milagres, a quarenta e seis quilômetros (46km) do município de Tauá, no Sertão dos Inhamúns, mora a agricultora familiar Francimária Gomes de Oliveira, a “Cimária do Cheiro Verde”. Casada com José Luciano, mãe de dois filhos, avó de dois netos, Cimária viu uma oportunidade de empreender após ser beneficiada pelo Projeto Paulo Freire (PPF), parceria entre o Governo do Estado do Ceará o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) que, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), atua em diversas comunidades cearenses.

Cimária e o marido participaram de capacitações realizadas pelo projeto na comunidade como tratos culturais para hortaliças, técnicas de compostagem e apicultura. Com o aprendizado, a família investiu na ampliação do quintal produtivo, produzindo hortaliças e vendendo o excedente na comunidade através das redes sociais (como o WhatsApp), por meio de encomendas e, em parceria com o motorista de transporte alternativo (topique) que atende a comunidade, faz suas entregas na sede do município, ao custo de uma viagem no valor de quatro reais.

Com este incremento na produção, dona Cimária triplicou sua renda. “Antes eu vendia cerca de cinquenta (50) molhos de cheiro verde por dia a cinquenta centavos e, após o PPF, passei a vender entre oitenta (80) e cento e cinquenta (150) molhos por um real cada”, pontua a agricultora.

Com as novas técnicas de apicultura, José Luciano passou a produzir mel, retirando em média quatro baldes e meio (4,5), com capacidade para vinte e cinco quilos cada (25kg), comercializando ao preço de vinte reais o litro.

Com as ações previstas no plano de investimento produtivo do projeto, como a perfuração do poço profundo de sessenta metros (60m) e a realização da análise da água, os beneficiários têm a perspectiva de ampliar a horta para aumentar a produção de hortaliças e garantir o aumento da renda que possibilitará a compra de mais caixas de colmeias para criação das abelhas e produção do mel, proporcionando à família de dona Cimária do Cheiro Verde e do José Luciano melhor qualidade de vida.

Fonte: Comunicação Projeto Paulo Freire