Dia de campo em Itapipoca revela sucesso dos quintais produtivos
Seg, 26 de Agosto de 2013 19:53

Dos 550 quintais mantidos por cisternas de enxurrada, 14 foram implementados em Itapipoca. Foram investidos mais de 168 mil reais no Município

“Você ir na horta de manhã e tirar tudo pra sua salada e ainda viver disso? Eu quero agradecer quem inventou essa cisterna de enxurrada. O depoimento de  Dona Valdina emocionou quem participou do Encontro Estadual de Quintais Produtivos, realizado em Itapipoca entre os dias 22 e 24 de agosto.

O encontro é uma parceria do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Durante os dias do encontro, as entidades envolvidas resgataram a trajetória do projeto e trocaram experiências para transformar o “quintais produtivos” mais forte.  “Como é importante a construção dessa cumplicidade, com os agricultores. Só da certo se a família acreditar”, disse Cristina Nascimento, Coordenadora do Cetra (Centro de Estudo do Trabalho e de Assessoria ao Trabalho).

Seu João Domingo foi beneficiado com um quintal produtivo. O cuidado dele e da família com a cultura de tomate, mamão, maracujá, cenoura e outras frutas e hortaliças chamou atenção de quem conheceu o local. “Esse quintal melhorou tudo pra mim e pra família. Antes era muito difícil conseguir algum dinheiro. Hoje eu vendo tudo”, disse João, orgulhoso.

O quintal produtivo visitado faz parte do Convênio de Cooperação Técnica e Financeira (160/2011) firmado entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – CETRA, com objetivo de implantar 550 quintais nos territórios de sobral, Sertões de Canindé, Vales do Curu e Aracatiaçu, com investimento no valor de R$ 6.632.547,50 (Seis milhões, seiscentos e trinta e dois mil, quinhentos e quarenta e sete reais e cinquenta centavos).

Dos 550 quintais mantidos por cisternas de enxurradas, 14 foram implementados em Itapipoca (5 na Comunidade Barra do Macaco, 4 na comunidade caldeirões dos Necos e 5 na comunidade mergulhão dos Nobertos).

O valor unitário por projeto foi de R$ 12.059,17 (Doze mil, cinquenta e nove reais e dezessete centavos), sendo que no município de Itapipoca foram investidos aproximadamente R$ 168.828,50 (Cento e sessenta e oito mil, oitocentos e vinte e oito reais e cinquenta centavos). “ A dificuldade é ter as pessoas e organizações preparadas e capacitadas pra manter o projeto em funcionamento. Por isso, ver  exemplos como estes de Itapipoca deixa a gente muito feliz”, finalizou o Secretário Nelson Martins.

O projeto de quintais produtivos usa diferentes tecnologias sociais para captação e armazenagem da água da chuva destinada à produção de alimentos e integra o programa Água para Todos, do Plano Brasil Sem Miséria, que tem como objetivo ampliar a capacidade produtiva das famílias. A tecnologia é escolhida de acordo com o uso a que se destina e com as condições geográficas do local onde estão situadas as pequenas propriedades familiares.

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Luana Matos – estagiária de Jornalismo
Twitter: @ImprensaSDA