Secretário entrega 116 títulos de propriedade rural em Monsenhor Tabosa
Seg, 26 de Dezembro de 2016 08:28

O secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e a entregou na última sexta-feira (23), 116 títulos de propriedade rural ao município de Monsenhor Tabosa. A solenidade aconteceu na quadra do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e contou com a presença do prefeito Jeová Madeiro, de vereadores da base do governo municipal e de representantes do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace).

O agricultor familiar Antônio Floro, de 78 anos, foi um dos que recebeu o "papel da casa" das mãos do secretário Dedé Teixeira. Emocionado, ele confessou que não lembra quando passou a residir na terra onde ainda hoje mora com o neto. "Faz tanto tempo que comprei o meu terreninho que nem sei", relata. Orgulhoso, Seu Antônio Floro ouve que com o papel em mãos que vai poder pedir empréstimo no banco e melhorar a produção. "Ô coisa boa, é uma benção na vida da gente".

A entrega dos títulos em Monsenhor Tabosa integra Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária e visa garantir às famílias da agricultura familiar o título de propriedade rural. Com a garantia jurídica de que realmente são os donos da terra, há um efetivo combate à pobreza rural e um estimúlo à permanência do homem no campo.

O programa é resultado da parceria do Governo do Estado, por meio da SDA e Idace, com o Governo Federal e envolve estudos técnicos, esclarece Dedé. "Com a conclusão da regularização fundiária nos municípios, o trabalhador rural deixa de ser posseiro e obtêm segurança do seu imóvel. Esse é um efetivo instrumento de cidadania que demonstra toda a nossa preocupação e do governador Camilo Santana com a emancipação do homem e da mulher do campo ".

Balanço

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) eresponsável pela política fundiária entregou em 2015 e até novembro de 2016, 10.459 títulos de propriedade rural, em 88 municípios, beneficiando aproximadamente 12.027 famílias. Ao todo já foram entregues 34.629 títulos de imóveis rurais aos seus respectivos proprietários, beneficiando 39.823 famílias.

Setembro 2017