Hora de Plantar irá atender mais de 22 mil agricultores familiares no Cariri
Qui, 29 de Dezembro de 2016 09:32

A trigésima edição do Projeto Hora de Plantar foi lançado, nesta quarta-feira (28), no Parque de Exposições do Crato e contou com a presença do governador Camilo Santana, do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, do presidente da Ematerce Antonio Amorim, prefeitos da região do Cariri e de outras regiões. Nesta edição, o projeto distribuirá 3.217 toneladas de sementes e 7.555.181 mudas para homens e mulheres do campo em todo o Estado

Com a chegada das primeiras chuvas da pré-estação, o homem do campo mira nas nuvens em busca de sinais que indiquem uma boa quadra invernosa. Pensando nisso, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), lançou o projeto Hora de Plantar na região do Cariri. Durante a solenidade foi realizada a entrega simbólica de manivas de mandioca, mudas de caju e de essências florestais, sementes de milho híbrido e variedade, sorgo e palma forrageira.

A trigésima edição do Hora de Plantar, programa iniciado ainda na década de 80 por Eudoro Santana, pai do governador Camilo Santana e atual superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), prevê o beneficiamento de 150.639 agricultores familiares em todo Estado do Ceará, sendo 22.694 apenas no Cariri. O investimento, via Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no valor total de R$ 17,2 milhões, contará com um aporte no Cariri no valor de R$ 3,319 milhões.

Para o governador Camilo Santana, o investimento estadual para garantir a segurança alimentar no campo e na cidade é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico. "A expectativa e a esperança de um bom inverno para 2017 são muito grandes. Já são cinco anos de seca consecutivos no Ceará. Isso tem causado muitos prejuízos não só no abastecimento de água, mas principalmente para o nosso agricultor, para as famílias rurais. Serão mais de 150 mil agricultores beneficiados com o Hora de Plantar. Mais de R$ 17 milhões investidos pelo Governo do Estado neste programa. Se Deus quiser, que isso seja acompanhado de muita chuva, muita fartura, para que o homem do campo possa produzir seu feijão, seu milho, sua mandioca, para superar esse período difícil que tem sofrido nos últimos anos", pontuou o governador.

Em seu discurso, o secretário Dedé Teixeira destacou a importância do cultivo da palma forrageira para a sustentabilidade da pecuária no Estado. Mesmo enfrentando o agravamento de uma estiagem que já dura cinco anos, o rebanho bovino acompanhado pela SDA encolheu apenas 5% em 2016, enquanto a população de ovinos e caprinos cresceu acima de 50% cada. “Por tudo aquilo que representa para o pequeno produtor, o Hora de Plantar significa uma verdadeira política pública de Estado, porque garante a segurança de inúmeras cadeias produtivas em todo o Ceará”, disse Dedé Teixeira.

Hora de Plantar

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário executa há 29 anos o Programa Hora de Plantar, fortalecendo a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos beneficiários.

O “Hora de Plantar” é coordenado pela SDA, através da Coordenadoria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar (Codaf) e tem vários parceiros envolvidos, destacando-se a Ematerce, o Instituto Agropolos do Ceará, secretarias de agricultura municipais, Fetraece e seus sindicatos. O Hora de Plantar já foi chamado de "Arrancada da Produção" e "Distribuição de Sementes" e permanece com o foco no agricultor familiar, como forma de garantir a produção que forma atualmente uma das maiores cadeias produtivas da economia cearense e do País.

O agricultor Antônio de Sousa, 53 anos, é o reflexo da esperança e da expectativa dos produtores rurais de todo o Estado com o fim de um dos mais longos períodos de estiagem que o sertanejo vive. "Com essas mudas a gente continua acreditando que as dificuldades vão passar e essa seca vai dá uma trégua pra que a produção seja boa, se Deus quiser", comentou o agricultor.

Abril 2017