Reunião do Comitê da Seca antecipa programação dos Profetas das Chuvas
Qua, 11 de Janeiro de 2017 11:55

A reunião que acontece semanalmente em Fortaleza, na sede do Corpo de Bombeiros será realizada, extraordinariamente, nesta sexta-feira (13), no município de Quixadá, na Câmara dos Vereadores, a partir das 14h, antecipando a programação do tradicional Dia dos Profetas das Chuvas, que começa no sábado (14)

Em meio à expectativa com a previsão oficial da quadra chuvosa pela Funceme (Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos), prevista para o dia 18 de janeiro, o coordenador do Comitê Integrado de Combate à Estiagem e secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA) Dedé Teixeira, promove a reunião do comitê no município de Quixadá, Sertão Central cearense, a 170 quilômetros de Fortaleza, e um dos mais afetados com o quinto ano consecutivo de seca.

“A decisão de realizar a reunião em Quixadá foi um consenso entre os integrantes do comitê por conta da programação do Dia dos Profetas das Chuvas e da importância da divulgação das ações do comitê. É um momento simbólico e muito significativo para os agricultores, que esperam alguma informação sobre a previsão da quadra invernosa de 2017, mesmo com a divulgação oficial pela Funceme só ocorrer no dia 18. O trabalho que realizamos no comitê é fundamental para atender às demandas dos municípios e queremos destacar nossas ações”, disse Dedé Teixeira.

Além de apresentar alguns dados sobre as atividades do comitê, que em 2016 coordenou e encaminhou a perfuração de 1.800 poços profundos em todo o Estado, o secretário vai discutir com os membros do comitê as estratégias para 2017. Atualmente, a Operação Carro Pipa vem atendendo a 137 municípios em todo o Estado do Ceará utilizando dois mil veículos. “Ainda temos uma demanda de 90 mil cisternas solicitadas para que possamos universalizar as cisternas de todas as famílias da zona rural do estado”, enfatizou Dedé Teixeira. Mais de 30 mil famílias já foram beneficiadas com cisternas de placa e enxurrada no interior do Ceará.

Participam da reunião do Comitê da Seca representantes da SDA, da Ematerce, Funceme, Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará), SRH (Secretaria de Recursos Hídricos), Exército, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cagece entre outros.

Profetas das Chuvas

O tradicional Encontro dos Profetas e Profetisas das Chuvas chega na sua 21ª edição, realizado no município de Quixadá, será realizado no próximo sábado, (14), na sede do Instituto Federal do Ceará, a partir das 9h.

O momento é marcado pelas previsões de agricultores a partir dos ‘sinais’ da natureza como o tipo de floração de algumas plantas e o comportamento de aves, formigas e abelhas. Este ano, o IFCE vai apoiar no processo de inscrição dos profetas das chuvas para receber o Prêmio de Mestre da Culura, concedido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

Secretaria de Desenvolvimento Agrário

85 - 3101.8137 / 3101.8105