Quixeramobim recebe sistemas de abastecimento
Seg, 13 de Fevereiro de 2017 11:42

Setenta e seis famílias da Comunidade Salgadinho, no município de Quixeramobim, foram beneficiadas com a assinatura da Ordem de Serviço para ligação de sistema de abastecimento d´água. A solenidade contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, do prefeito Clébio Pavone e lideranças comunitárias

O Distrito de Folgareiro, em Quixeramobim, fez parte do roteiro de assinaturas de Ordens de Serviço para instalação de sistema de abastecimento d´água e módulos sanitários, que vão atender 76 famílias da Comunidade Salgadinho. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (10) e contou com a presença de aproximadamente 270 pessos entre lideranças comunitárias, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), sindicatos, vereadores e o representante da Associação Comunitária Unidos a Caminho da Verdadeira Justiça, responsável pelo recebimento da ordem de serviço.

O investimento total de R$ 845.412,31 são recursos do Governo do Ceará (33%), através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Projeto São José III e do Banco Mundial (66%) faz parte de uma série de investimentos em infraestrutura hídrica que o Sertão Central vem recebendo para mitigar os efeitos do quinto ano de estiagem consecutiva.

“Somente aqui em Quixeramobim são mais de R$33 milhões investidos para amenizar essa crise hídrica. O município soube se organizar através das suas associações, organizações sociais, sindicatos e quando muitas pessoas se reúnem de forma organizada fica mais fácil ter melhores resultados”, destacou o secretário Dedé Teixeira, informando que já estão previstos investimentos da ordem de R$11 milhões para projetos produtivos em 30 comunidades da região.

Investimento

O secretário Dedé Teixeira fez questão de enfatizar os investimentos do Governo do Ceará para a região dos Inhamuns, em especial Quixeramobim. “Já foram investidos aqui recursos para Adutoras de Montagem Rápida, poços profundos, pequenas barragens, chafarizes e dessalinizadores”, completou o secretário. Tradicionalmente uma das regiões de menor pluviosidade dos sertões cearense, o Sertão Central recebeu maciços investimentos no governo Camilo Santana, sobretudo na construção de mais de 700 poços. As obras são realizadas tanto nas sedes municipais, quanto em distritos e áreas rurais difusas.

O município foi beneficiado com uma adutora de 60,1 quilômetros, que leva água do Açude Pedras Brancas até a estação de tratamento da cidade. Foram investidos mais de 32 milhões na construção da obra. Lideranças comunitárias aproveitaram para reivindicar a mudança de ligações monofásicas para trifásicas e a agilização da construção do Açude das Pedras.

Segundo a técnica de campo do Projeto São José III Rozana Lima, a luta das comunidades rurais é muito grande para conseguir infraestrutura, melhores condições de vida, de produção, de acesso ao crédito. “Vimos trabalhando de forma intensificada a gestão de recursos, a coleta seletiva de lixo, o reuso de água, projetos produtivos entre outros”, explicou Rozana.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Fevereiro 2017