Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Agricultura familiar brasileira é levada à Alemanha
Seg, 13 de Fevereiro de 2017 13:50

Esta é a 28ª edição da Biofach, que acontece uma vez por ano. O principal objetivo é ampliar o acesso dos agricultores familiares a mercados e realizar negócios.


Do Brasil para a Alemanha. No dia 15 de fevereiro, próxima quarta-feira, a agricultura familiar brasileira será levada à Europa pela 13ª vez. É o nosso país marcando presença na maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável do mundo, a Biofach. Parte da comitiva da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) que participa da feira já está em Nuremberg, cidade sede do evento. Nesta segunda-feira (13), eles foram recebidos por Franz Baumer e Harold Gephardt, representantes da Secretaria de Nutrição, Agricultura e Floresta, na cidade de Neumarkt. A agenda segue com outras visitas técnicas em fazendas e empresas da região. 

A organização da missão comercial é uma iniciativa da Sead em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O evento reunirá representantes de vários países. Do Brasil, serão seis produtores rurais que, por intermédio da Sead, levarão mel, grãos e manteiga de cacau, café, arroz, cachaça e castanha do Brasil para Nuremberg, cidade ao norte do estado da Baviera.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área de produção orgânica no país já ultrapassou 750 mil hectares registrados, impulsionada, principalmente, pela agricultura familiar. De acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), cerca de 70% dos produtores cadastrados são agricultores familiares.

Evandro Weber, proprietário da Weber Haus, já tem mercado internacional para a sua cachaça. Do interior do Rio Grande do Sul, sua cachaçaria faz negócio com 16 países e exporta cerca de 30% da produção.  E uma das principais oportunidades para exportação surgiu com a participação em feiras internacionais incentivadas pela Sead, então Ministério do Desenvolvimento Agrário. E as malas do agricultor já estão prontas para ir em busca de novos negócios.

“Na feira, a gente fica frente a frente com o cliente tendo a chance de negociar e fazer parcerias mais fortes. O contato pessoal é sempre mais fácil do que um e-mail, que é muito frio”, ressalta. A Weber Haus já recebeu vários prêmios, entre eles o troféu “O Sul Familiar Expointer” e diversas certificações, como o top 100 melhores do Ano da Gastronomia, da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito.

A Biofach é uma grande oportunidade para os agricultores familiares apresentarem seus produtos e fazerem negócios no exterior. Heloísia Fontes, analista de Políticas Sociais da Sead, reitera: “Se a gente pesquisar no histórico de exportações agrícolas, 28% tem participação da agricultura familiar. Esse dado já revela que é necessário um olhar para o setor no que se diz respeito à exportação”, diz. Segundo ela, os produtos brasileiros são de boa qualidade e têm boa aceitação no mercado internacional. “Muitas cooperativas já exportam e outras querem e podem exportar, só não têm ainda os mecanismos precisos para isto. E facilitar o acesso a estes mecanismos é nossa função”, diz, ao enumerar que a capacitação para a Biofach contou com parceiros como a Apex-Brasil, Sebrae e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O coordenador geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, conta que a Sead entende a importância de apoiar os agricultores na exportação. “Essa área vai ganhar bastante destaque daqui pra frente. Existe uma percepção da Secretaria que é uma área importante, não só a comercial, mas também aquela área que negocia proteção, juros e taxação para os produtos da agricultura familiar”.

O produtor de arroz Luiz Fernando Bendo, da cooperativa Coopersulca, localizada no extremo sul de Santa Catarina, vai participar pela primeira vez da Biofach: “A expectativa é muito grande. Estou confiante que o evento vai abrir novos caminhos".

Sobre a feira


A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontece de 15 a 18 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Além de técnicos da Sead, a delegação também vai contar com a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo) e do Sebrae.


Fonte: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário


Assessoria de Comunicação Secretaria de Desenvolvimento Agrário


Aécio Santiago –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Bruno Andrade -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Marina Filgueiras –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Junho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1