Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Feiras agroecológicas solidárias
Ter, 14 de Fevereiro de 2017 08:00

As Feiras Agroecológicas e Solidárias são espaços em que as famílias agricultoras comercializam os produtos agroecológicos diretamente aos consumidores/as. As feiras são estratégias de comercialização que dinamizam a produção do campo proporcionando alimentação saudável e garantindo o aumento da renda familiar. As feiras ainda fortalecem a organização comunitária, pois são realizadas de forma participativa, sendo coordenadas pelos próprios/as agricultores/as. Atualmente as Feiras Agroecológicas e Solidárias, que com o apoio do CETRA (Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador), são realizadas em Apuiáres, São João dos Queiroz (Quixadá), Fortaleza, Pedra Branca, Trairi, Purão (Trairi), Itapipoca, Paracuru e Quixeramobim.


 
Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as e Solidários/as As Feiras Agroecológicas e Solidárias citadas são organizadas pelas Redes de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as e Solidários/as dos Territórios do Sertão Central e Vales do Curu e Aracatiaçu e contam também com o apoio da organização Manos Unidas.

Agricultura Familiar

Dos 7.922.214 hectares plantados no Estado do Ceará 44% (3.429.848 ha) são de plantios relacionados à Agricultura Familiar. Dos 381.014 estabelecimentos no agrários no Estado 89% (341.510) são da Agricultura Familiar. O Governo do Ceará já enviou à assembleia legislativa um projeto de lei para que 30% das compras públicas sejam de produtos da Agricultura Familiar, que hoje segundo dados do IBGE responde a cerca de 70% do que chega à mesa dos brasileiros


Pontos onde ocorrem feiras solidárias: 


Apuiáres - Todas as quartas-feiras na Praça da Matriz - 7h.

Comunidade São João dos Queiroz (Quixadá) - Todos os sábados na Praça da Igreja - 7h.

Fortaleza - Toda primeira sexta-feira do mês na sede do CETRA Fortaleza - das 16h às 19h.

Itapipoca - Todas as quartas-feiras na Praça da Matriz - 6h.

Pedra Branca - Todas as sextas-feiras no Galpão da Agricultura Familiar – 7h.

Paracuru - Quinzenalmente às sextas-feiras na Praça da Matriz - 7h.

Purão (Trairi) -
Todo segundo domingo do mês.

Quixeramobim - Todas as quartas-feiras no Galpão da Agricultura Familiar - 7h.

Trairi - Quinzenalmente às sextas-feiras na Praça da Matriz - 7h.


Fonte: Cetra


Assessoria de Comunicação Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Aécio Santiago –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Bruno Andrade -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Marina Filgueiras –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  



 

Calendário

Fevereiro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4