Pedra Branca recebe Comitê Integrado de Convivência com a Seca
Seg, 10 de Abril de 2017 18:10

A reunião contou com mais de 50 agricultores, além de autoridades de diversos órgãos do Estado e prefeituras

Manhã chuvosa no município de Pedra Branca para receber os integrantes do Comitê Integrado de Convivência com a Seca do Estado do Ceará. O Comitê, que acontece toda semana em Fortaleza, realiza reuniões itinerantes em alguns municípios cearenses. Essa é a terceira vez que a reunião acontece fora da capital.

A principal pauta do encontro foi a situação hídrica da região e os projetos do Governo do Estado para minimizar os efeitos. Outros assuntos discutidos foram os Programas Hora de Plantar, que distribui sementes, e Garantia Safra, que beneficia os agricultores que perdem acima de 50% de sua safra.

Para o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o Comitê é excelente oportunidade para descobrir a fundo a verdadeira necessidade do homem do campo, pois a participação dele é ativa nos comitês itinerantes. "Em Fortaleza discutimos com secretários e prefeitos as demandas dos municípios, mas aqui, discutimos muito mais que isso, discutimos a verdadeira realidade do agricultor e buscamos encontrar ações que solucionem exatamente o que eles precisam".

Participaram da reunião mais de 50 agricultores, além de representantes da SDA, Ematerce, Cogerh, Funasa, Defesa Civil, Dnocs, Fetraece, Corpo de Bombeiro e Conab. Participaram também os prefeitos de Piquet Carneiro e Madalena, vice-prefeito de Pedra Branca e vereadores e secretários de Piquet Carneiro, Pedra Branca, Madalena, Senador Pompeu, Iguatu, Morada Nova, Mombaça e Solonópole.

No evento foi anunciado pelo representante da Conab, Eduardo Carvalho, a redução do preço da saca de milho de R$41,00 para R$33,00 o que vai ajudar bastante o produtor rural.

Outra notícia importante para o Estado foi anunciada pela técnica da Funasa, Fernanda Magalhães. "Temos um recurso de R$ 2.500.000,00 para instalação de sistemas de abastecimento d'água através da Funasa, o que somado as ações já realizadas pelo Governo vai ajudar muito na convivência com a estiagem no Ceará", comemorou.

Segundo o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, muitas demandas que estavam "enganchadas" já foram solucionadas graças ao Comitê da Seca, que leva a solução até o agricultor.  As próximas reuniões itinerantes do Comitê acontecerão em Iguatu, Itapipoca e Boa Viagem.

Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem no Estado do Ceará

O Comitê, que acontece todas às segundas-feiras na sede da Defesa Civil em Fortaleza, é um instrumento de debate, demandas e encaminhamentos sobre ações ligadas à seca. Em todas as reuniões participam representantes de municípios que trazem solicitações e representantes de órgãos que recebem as demandas e encaminham para os setores corretos para resolução do problema.

Desde o início de 2017, os participantes do comitê resolveram fazer reuniões itinerantes em diversos municípios do Estado do Ceará. Os primeiros municípios escolhidos foram Quixadá e Morada Nova.

Outubro 2017