SDA participa da abertura da Expocrato 2017
Seg, 10 de Julho de 2017 13:12

O secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira acompanhou o governador Camilo Santana na abertura da 66ª Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato 2017). No evento que reuniu lideranças políticas de todo Estado, o titular da pasta da agricultura destacou o papel social desempenhado pela agricultura familiar na economia cearense e a importância de umas das maiores feiras do Nordeste para visibilidade do setor.

“Naturalmente, a Expocrato é uma das principais feiras do agronegócio de todo Nordeste e, ainda assim, caminhando pelos boxes da feira, é possível observar claramente a grande participação dos pequenos produtores nessa que é a principal vocação do Ceará: a agricultura”, saudou a organização do evento que teve início no último domingo (09) e vai até o próximo final de semana.

O trabalho desempenhado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário em todo território cearense também pode ser conferido pelo público. No stand pela SDA montado na Expocrato, os visitantes pode conferir o funcionamento prático de políticas públicas como cisternas de placa e cisternas de enxurrada, por exemplo, e os produtos da agricultura familiar comercializados pela Ceasa Cariri. Já no stand montado pela Ematerce, os visitantes mais curiosos poderão ver de perto quintais produtivos, caprinocultura, fruticultura e palma forrageira, dentre outros.

Histórico

A Exposição Agropecuária do Crato teve início em 1º de maio de 1944 a partir de uma conversa amena entre o prefeito em exercício Wilson Gonçalves e o seu cunhado Pedro Felício Cavalcante no Café Isabel Virgínia, no Crato. Entre um pires de doce de leite e um cafezinho, foi se desenhando o evento que se transformou numa referência para todo Nordeste, conforme relata o historiador e memorialista Humberto Cabral.

O próximo passo foi se reunir com o bispo diocesano D. Francisco de Assis Pires, quando solicitou a doação do terreno para realização do evento. A denominação Expocrato só se tornou popular a partir dos anos 2000, já como um megaevento e contanto com o apoio do Governo do Ceará.

"Aqui, há décadas, as famílias se encontram. Em termos econômicos traz muita riqueza para a a região. Os hotéis estão lotados, o comércio está faturando. E aqui na exposição, os negócios geram renda para quem está no mercado informal", discursou o governador durante a abertura.

Dias atuais

Hoje, a exposição funciona como um atrativo para aqueles que não conhecem o Cariri e como um ponto de encontro dos filhos da terra que moram em outros municípios e estados. A feira recebe ainda leilões de gado, cavalos, ovinos e caprinos e conta com Casa de Farinha, Engenho de Rapadura e o Centro de Artesanato, além da exposição e venda de artesanato. Durante as oito noites do evento, vários artistas subirão ao palco de shows. Dentre eles: Bel Marques, Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Aviões e Gustavo Lima.

Também participaram da solenidade de abertura da Expocrato 2017 o prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil; o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; os deputados federais José Guimarães, José Airton Cirilo e Odorico Monteiro, e os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Júlio César, Walter Cavalcante, Mirian Sobreira e Agenor Neto.

Julho 2017