Crato recebe 6a reunião do Comitê Itinerante da Seca
Seg, 10 de Julho de 2017 16:14

A 6ª reunião do Comitê Itinerante de Convivência com à Seca aconteceu nesta segunda-feira (12) na cidade do Crato e contou com a presença de mais de 300 lideranças que lotaram o auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA). No discurso de abertura, o secretário Dedé Teixeira saudou os participantes e definiu o evento como um fórum cidadão para apresentação de propostas e encaminhamento de pedidos realizados pelo público constituído por lideranças comunitárias e agricultores familiares.

“Aqui temos os principais representantes do Governo do Ceará e lideranças de todo Cariri neste que é um verdadeiro parlamento democrático”, saudou o reitor da URCA Patrício Melo. Na avaliação do acadêmico, a universidade tem  muito a contribuir com o desenvolvimento rural e elaboração de planos de convivência com o semiárido nordestino. “Nos momentos de crise econômica, como o que estamos vivendo, é preciso unirmos forças para que o pouco que cada um pode realizar representem muito para o Ceará”, discursou.

“Não bastam políticas públicas estruturantes, como a Transposição das águas do Rio São Francisco e o Cinturão das Águas: é preciso que o homem do campo possam contar com ainda mais cisternas, pequenas barragens e poços profundos que garantam a produtividade do roçado. Com todo esse arcabouço, aí sim, o Cariri poderá sonhar com um futuro melhor para as próximas gerações”, discursou o prefeito do Crato Zé Ailton Brasil.

Durante a reunião a supervisora do Núcleo de Metereologia da Funceme, Meiry Sakamoto, apresentou os dados da quadra invernosa do Cariri. Segundo a representante da Funceme, a região recebeu em 2017 um aporte de chuvas menor do que nos anos anteriores. Com precipitações ainda um pouco mais escassas nos municípios do Cariri Oeste, em relação ao Cariri Leste, Sakamoto observou que o fenômeno já havia sido antecipado pelo órgão ainda no começo do ano e salientou que o baixo volume de chuva nos reservatórios estaduais  preocupa.

“Para o Cariri, ainda podemos esperar algumas chuvas por conta das ondas de Leste, que são os distúrbios de chuva que atingem aquela região do litoral leste do Nordeste. Já para 2018, ainda é cedo prever, entretanto o quadro das águas do Pacífico vem apresentando uma redução gradual de temperatura, reduzindo as chances de acontecer o fenômeno El Niño”, antecipou a redução de chances de uma quadra invernosa abaixo da média histórica no próximo ano.

Para o representante da Associação do Perímetro Irrigado Curu Paraipaba, Ivanir Rabelo, o Comitê é uma ferramenta muito importante que o Estado tem para ajudar os agricultores. “A Ematerce oferece um cuidado especial com todos os produtores rurais e isso deve ser lembrado sempre.”

Participaram da reunião representantes da Cogerh, Defesa Civil, do MDA, Defesa Civil, Cagece e Corpo de Bombeiros. Dentre os municípios participantes marcaram presença lideranças do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Aurora, Mauriti, Jardim, Baixio, Icó, Iguatu, Salitre e Campos Sales.

Julho 2017