Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

SDA e Agropolos assinam sete planos de assistência técnica pelo São José
Seg, 10 de Julho de 2017 19:00

87 famílias do Cariri passam a receber assistência técnica pelo período de um ano. Após o período, os produtores estarão aptos a vender os produtos da agricultura familiar aos governos estadual e federal

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e a presidenta do Instituto Agropolos do Ceará, Ana Teresa de Carvalho, assinaram na tarde desta segunda-feira (10) sete planos de Assistência Técnica pelo Projeto São José. Ao todo, 87 famílias do Cariri serão beneficiados com o serviço especializado que irá render incrementos nos projetos produtivos em mandiocultura, avicultura, apicultura, fruticultura irrigada, apicultura, ovinocaprinocultura e casa de farinha.

A assinatura é mais uma ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário durante a 66ª Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato 2017). Pela manhã, o órgão do Governo do Ceará reuniu mais 300 lideranças do Cariri na 6ª reunião do Comitê Itinerante de Convivência com a Seca, apresentando o atual quadro hídrico e o prognóstico de chuvas para região do Cariri.

“Essa é primeira vez que visito o Cariri. Diferente da minha terra natal, em Jaguaruana, o que se pode observar é que é uma terra muito fértil, tanto culturalmente quanto na agricultura”, destacou a presidenta do Agropolos durante solenidade no stand da SDA na Expocrato. “Podem ter certeza, essa é a primeira vez de muitas que virão que venho assinar no Cariri melhorias para os produtores rurais”, assegurou.

Em seu discurso, o secretário Dedé Teixeira salientou que 83 associações comunitárias do Cariri serão atendidas dentro da terceira etapa do São José. “Em cinco municípios, estaremos oferecendo assistência técnica de forma pioneira e não mediremos esforços para que esses produtores saiam na frente e ganhem destaque em todo Estado. Isso porque o agricultor assistido produz mais e melhor”, pontuou.

Fazenda Malhada


“O que é interesse é para a gente (da Fazenda Malhada) é o abastecimento d´água. A gente tem uma precariedade muito grande por conta da chuva que não tem tido constância. Como não tem armazenamento d´água não tem sustância para a gente trabalhar”, comenta Francisco José Taveira Silva, presidente da Associação Pequenos Agricultores do Sítio Coite, no município do Crato, que reivindica um poço profundo para comunidade.

Ao todo, oito famílias dependem do rio Carás para subsistência. “Já tínhamos a assistência técnica da (Instituto) Flor do Piqui, e esperamos nos fortalecer ainda mais com o apoio dos funcionários do São José e do Agropolos”, conclui o produtor rural que vai receber melhorias na casa de farinha da Fazenda Malhada.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Marina Filgueiras  - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Bruno Andrade – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Julho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5