SDA se solidariza e promete apoio às famílias do acampamento São João do Tomé
Qui, 13 de Julho de 2017 11:37

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, se solidarizou às famílias da comunidade São João do Tomé, em Limoeiro do Norte, e garantiu do Governo do Ceará, no apoio à liberação de projetos produtivos para as famílias acampadas, e junto ao governo federal, tendo em vista a regularização fundiária. Na visita, realizada na manhã da última quarta-feira (12), o secretário ainda condenou a impunidade do assassinato do líder comunitário José Maria Tomé, que teve a vida ceifada com 19 tiros há sete anos.

A área do acampamento, localizada na região do perímetro irrigado do Jaguaribe - Apodi, também é alvo de disputa judicial. Numa apelação encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 5a Região (TRF-5), a Defensoria Pública da União requer a suspensão da Ação de Reintegração de Posse, tendo em vista os compromissos assumidos pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por meio de Portaria Interministerial No. 01 do Ministério da Integração Nacional, de 24 de março de 2015.

O Acampamento São João do Tomé teve inicio no dia 05 de maio de 2014, quando centenas de famílias de 36 comunidades de Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte, ocuparam a segunda etapa do perímetro irrigado Jaguaribe Apodi e reivindicaram para si a área ocupada por empresas do agronegócio condenando o uso de agrotóxicos.

O grupo é vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e conta 200 famílias parte residindo no acampamento outras nas comunidades. As famílias recebem o apoio das universidades Federal do Ceará (UFC) e da Estadual do Ceará (UECE), Cáritas Diocesana e Central Sindical e Popular Conlutas.

Conflito de terra

O líder comunitário José Maria Tomé foi assassinado com 25 tiros de pistola .40 em 20 de novembro de 2011. O homicídio de Zé Maria ocorreu poucos meses após a promulgação, em 20 de novembro de 2009, da lei municipal de nº 1.278/2009, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos em Limoeiro do Norte.

Setembro 2017