Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

SDA fornece curso internacional de formação de facilitadores em gestão social
Qua, 30 de Agosto de 2017 14:36

O curso terá a participação dos quilombolas, indígenas, pescadores, movimentos atingidos por barragem além de jovens de outros países e Estados


Começou nesta terça (29), no Hotel Encosta da Serra no Crato -CE, o Curso internacional de formação de facilitadores em gestão social, organização e empreendedorismo da juventude rural no estado do ceará. O evento é de iniciativa do  Projeto São José (PSJ), por meio da cooperação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário/CE com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que traz como um de seus objetivos específicos ampliar os conhecimentos técnicos, operacionais e de gestão de técnicos, lideranças e beneficiários do Projeto São José, suas entidades representativas e organizações sociais. Nessa perspectiva, o Projeto tem a juventude rural hoje como uma de suas prioridades e planeja executar iniciativas que valorizam a atuação desses jovens e a importância de sua inclusão produtiva.

"O curso está sendo muito importante para toda a associação, pois estamos aprendendo novas técnicas que poderão ser utilizadas no benefício de toda a comunidade. Outra coisa que acho importante é porque conhecemos pessoas novas que nos ensinam coisas noivas e isso é o que mais valorizamos na cultura indígena a passagem de conhecimentos", comenta a presidente da Associação da mulheres indígenas, Eliane Karajá. 


A proposta do curso considera dois enfoques de juventude, um com olhar dos jovens como protagonistas do desenvolvimento rural e outro da juventude cidadã. A intenção é criar uma base de jovens motivados e comprometidos com as demandas prioritárias das comunidades e territórios rurais, o que implica:

* Que eles "estimulem" mudanças em todas as áreas de ação (produtiva, ambiental, política, família, comunidade, etc.)


* Que logrem “contagiar” a outras pessoas para acompanhar um processo de mudança em sua comunidade.


* Alcançar um crescimento pessoal e coletivo, assim como institucional.

O total da carga horária do curso é de 27 horas/aula, correspondendo a uma capacitação presencial e que abrange aulas teóricas, dinâmicas, trabalhos em grupo e visita de campo. Os participantes receberão Certificado do Curso, ao final da capacitação, bem como todo material didático trabalhado durante o curso.


Serviços:

Data: 29 de agosto a 1º de setembro de 2017.

Local: Hotel Encosta da Serra. Av. Pedro Felício Cavalcante, 1898. Ossian Araripe, Crato - Ceará.


Fonte: Projeto São José


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Bruno Andrade –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão –    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Marina Filgueiras  -    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.










 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2