Lançamento do Projeto Agro + Produtor Rural Ceará acontece na SDA
Ter, 12 de Setembro de 2017 16:19

O projeto é realizado no Estado do Ceará pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e vai  beneficiar 500 agricultores de 21 municípios com investimento de R$ 2.394.918,00

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, lançou nessa terça-feira (12) o programa Agro + Produtor Rural, que é uma parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O evento contou com a presença do Coordenador Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, Anderson Simões, secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário Wilson Brandão, presidente da Ematerce Antonio Amorim, presidente do Instituto Agropolos Ana Teresa, coordenadores da SDA e secretários municipais de agricultura.

O projeto Agro + Produtor Rural vai apoiar os pequenos produtores rurais, criando oportunidades para o desenvolvimento de forma sustentável das atividades da pecuária leiteira, cajucultura, apicultura e mitigação de gases de efeito estufa. O projeto visa o aperfeiçoamento e disseminação de novas tecnologias, gerando o aumento da produção e da comercialização, e principalmente a fixação do homem no campo.

Para o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário Wilson Brandão as atividades de foco do projeto são de extrema importância para o Estado do Ceará. “A assistência técnica é fundamental para o desenvolvimento desse projeto, e teremos o apoio da Ematerce para conquistar bons resultados. Serão 21 municípios comtemplados e outros ainda poderão ser beneficiados posteriormente”.

No Estado do Ceará, o projeto vai beneficiar 500 agricultores de 21 municípios: Aracati, Icapuí, Cascavel, Pacajus, Pindoretama, Horizonte, Choró, Ocara, Aracoiaba, Barreira, Redenção, Baturité, Acarape, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Milhã, Senador Pompeu, Banabuiú e Pedra Branca. O projeto teve o investimento total de  R$ 2.394.918,00, sendo 83% do Governo Federal e 17% do Governo Estadual.

Serão contemplados os pequenos produtores rurais que apresentem potencial para desenvolver as atividades de foco do projeto. Para seleção, os agricultores deverão ter no mínimo 30% da renda bruta familiar originada da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento rural trabalhado.

Na execução do projeto, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário receberá o apoio de associações, cooperativas e sindicatos, prefeituras e secretarias municipais de agricultura, Ematerce, Instituto Agropolos do Ceará e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC.

Setembro 2017