XXX Congresso Brasileiro de Agronomia debate Segurança Hídrica
Qua, 13 de Setembro de 2017 11:16

Evento teve abertura ontem (12), no Hotel Marina Park, e contou com a participação do governador do Estado do Ceará Camilo Santana, diretores da Ematerce e coordenadores da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)

Ter capacidade de produzir mais e melhor mesmo com os desafios de estiagens prolongadas. Na visão do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) Antonio Amorim, este será o principal legado do 30º Congresso Brasileiro de Agronomia, que vai até o dia 15 de setembro, no Hotel Marina Park, em Fortaleza.

Em cada edição, deste que é o maior evento da agronomia brasileira, são discutidos assuntos relevantes para o agronegócio brasileiro, novos paradigmas para a agronomia e para a sociedade nacional e mundial.

O tema desta edição é Segurança Hídrica – Um Desafio para os Engenheiros Agrônomos do Brasil. “Neste momento discutimos uma temática que permeia e mobiliza profissionais em todo o mundo. Saber usar, reusar, conseguir manter o mesmo nível de produtividade e até crescer mais apesar de termos menos água”, salientou Antonio Amorim, reforçando que participaram do encontro técnicos da Ematerce de varias regionais do interior do estado. A abertura também contou com a presença do diretor técnico Itamar Lemos.

Desenvolvimento econômico

O congresso, na opinião do presidente Antonio Amorim, traz uma possibilidade muito grande em torno das orientações econômicas para o tema segurança hídrica e vai mobilizar engenheiros e técnicos para obtermos boas práticas para uma segurança alimentar a partir do bom uso dos recursos hídricos.

“Sejam empresários, produtores, engenheiros, técnicos, é muito importante levar essa discussão para todo o mundo. Estamos vivenciando experiências exitosas aqui no Ceará como em Israel e na Flórida (EUA), usando pouca água e conseguindo ótimos resultados produtivos”, destacou Amorim.

Outro tema importante apresentado durante o congresso foi a promessa do governador Camilo Santana no processo de reestruturação da Ematerce, entre outras ações com a realização de concurso público. O governador reforçou este compromisso, afirmando a importância da Ematerce como empresa que mantém um grande papel de levar assistência técnica ao produtora rural. “Não contávamos com este cenário de crise econômica, mas está mantido meu compromisso de realizar concurso público para a Ematerce, visando seu fortalecimento institucional e técnico”, assegurou o governador.

Assessoria de Comunicação Ematerce
Aécio Santiago