Assinadas nove ordens de serviço para instalação de sistemas de abastecimento d´água em Crateús
Qua, 11 de Outubro de 2017 15:48

Obra do Projeto São José III leva mais dignidade e cidadania a 1.121 famílias na zona rural do município. Prazo de entrega do benefício é entre três e seis meses, a depender da complexidade da obra, e o investimento total é de R$ 4.870.164

A água vai chegar em boa hora e no momento em que Crateús mais precisa. Após seis anos consecutivos da maior estiagem já vista no Território dos Sertões de Crateús, o Governo do Ceará, através da Casa Civil e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assinou na última terça-feira (10) nove ordens de serviço para instalação de sistemas de abastecimento d´água nas comunidades rurais de Bom Jesus, Cajazeiras, Carrapateira dos Gonçalves, Curralinho do Tomaz, Ipojuca, Rosário, Santa Luzia, Tucuns e Várzea da Grota.

As obras do Projeto São José III levam mais dignidade e cidadania a 1.121 famílias de agricultores familiares e contam com o investimento de R$ 4.870.164 por meio do Projeto São José III. O prazo de entrega do benefício varia entre três meses e dez meses, segundo informou a construtora Edmil, contratada para executar a obra, e inclui a captação dos recursos hídricos, bombeamento, instalação de reservatório, tratamento d´água, instalação de uma rede de distribuição e ligações domiciliares.

“Eu sempre falo no microfone e nunca tinha me emocionado antes. Essa é uma luta antiga e agora está próxima de ser concluída pelo governador Camilo Santana”, agradeceu o líder comunitário de Tucuns João Pedrina, ressaltando conquistas anteriores para localidade, como a instalação de uma casa de farinha e a política de universalização da água através da instalação de cisternas de placa.

Em seu discurso, o secretário chefe da Casa Civil Nelson Martins destacou a presença do público nas três solenidades e o sentimento de gratidão da população para com o Governo do Ceará. Nelson ainda justificou a demora da execução dos projetos de sistema de abastecimento d´água informando que as obras originalmente pertenciam ao Programa Água Para Todos, executado em parceria governo federal, e que precisaram ser transferidas para o Projeto São José com o fim dos repasses federais.

“O governador Camilo Santana tem olhado para todas as áreas, está pagando servidores e fornecedores em dia, mas vem priorizando investimentos na segurança hídrica das comunidades rurais com investimentos como esse e tornando realidade os sonhos da população mais humilde do nosso Estado”, discursou o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira. “É aqui, em localidades distantes dos centros urbanos, que obras como essa vão se transformar em realidade e beneficiar especialmente as donas de casa e os agricultores’, completou.

Participaram das solenidades em Tucuns, Santa Luzia e Curralinho do Tomaz, o prefeito Marcelo Machado, os deputados estaduais Carlos Felipe e Jeová Mota e os vereadores Paulo Teles, Arimilson Sousa, Junior Mourão, João Paulo Dantas, João de Deus, Deusimar Pontes e Rondinaldo. Além desses, o representantes do Projeto São José III, Valderez Carlos, o do Detran, Bibi Apolônio, e da construtora Edmil, Aristides Feitosa.

Esperança na torneira de casa

O agricultor João Ângelo, de 85 anos, não esconde o sorriso ao perceber que está mais próximo de realizar um sonho antigo. Na manhã desta terça-feira, ele acompanhou a assinatura da ordem de serviço para instalação de um sistema de abastecimento d'água na comunidade Tucuns, no município de Crateús, e se mostra confiante com o benefício que chega em 90 dias.

"Vai melhorar muito a nossa vida. Hoje, a água que chega na minha casa (através do caminhão-pipa) só dura dois dias. Com a água na torneira, vou melhorar a plantação (de macaxeira, milho e feijão) e ainda vai dar para ajudar minha esposa com as tarefas de casa".

Decembro 2017