Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Estações de Tratamento Móveis vão garantir água potável para comunidades rurais
Qua, 08 de Novembro de 2017 11:29

As máquinas vão auxiliar no abastecimento de água das cisternas que não conseguiram armazenar água com as chuvas


O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, vai entregar na próxima quinta-feira (09) cinco Estações Móveis de Tratamento de Água – ETA, que vão garantir água potável para as cisternas de famílias das comunidades rurais do Ceará. As máquinas foram adquiridas em Israel através de convênio do Governo do Ceará com o Ministério da Integração.

Três máquinas serão utilizadas pela SDA para purificação de águas continentais. As águas dos pequenos reservatórios e poços que apresentem composições impróprias para o consumo humano serão tratadas pelas ETAS e armazenadas nas cisternas dos beneficiários do Projeto Paulo Freire. As outras duas máquinas serão utilizadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, no tratamento de águas com altos índices de salinidade, inclusive água do mar.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira a ideia principal da vinda das máquinas é a universalização da água nas cisternas, que são grandes aliadas das comunidades rurais do Ceará. “Transformar água imprópria de pequenos poços e reservatórios em água para consumo humano é um grande avanço do Governo do Ceará para as comunidades rurais que tanto sofrem com as faltas de chuva. Esse vai ser um projeto, que tenho certeza, que vai obter um resultado incrível, levando um dos principais bens para o ser humano: a água”.

Cada sistema móvel de tratamento de água acompanha três carros pipas: dois com capacidade de 10 mil litros cada e um com capacidade de 6 mil litros, além de uma caminhonete tracionada para rebocar a ETA e apoiar a operação e acessórios necessários ao funcionamento, como caixa d’água e material de análise.

O investimento das cincos Estações de Tratamento foi de R$ 1.000.000,00, totalizando R$ 6.000.000,00 com os carros pipas, caminhonetes, acessórios extras e capacitações. 


ETA’s

As Unidades Móveis de Tratamento de Água, podem dessalinizar, descontaminar e purificar água bruta e transformá-la em água potável e serão usadas como alternativa para fornecer água de qualidade às zonas rurais em situação de emergência.

Com operação de 15 horas por dia, cada ETA poderá produzir até 75.000 litros de água tratada, suficientes para abastecer sete cisternas com uma média de 8.000 l cada. Esta carga seria dimensionada em função do mês, considerando a distância do mês em questão da quadra chuvosa cearense. Com as três ETA’s poderá conseguir abastecer 28 cisternas por dia, em média.

O uso dessas ETAs vai aproximar as fontes disponíveis de água das populações necessitadas, reduzindo os custos de transporte e assegurando a qualidade da água distribuída, além de permitir o aproveitamento de mananciais atualmente ociosos.

Cada máquina é projetada para lidar com qualquer fonte de água bruta - o que significa que a mesma unidade pode oferecer água de alta qualidade a partir de vários mananciais, mesmo com níveis de impurezas diferentes.

Os técnicos responsáveis pelo manuseio das máquinas serão capacitados por gestores israelenses com altos conhecimentos na área de tratamento de água.


Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire, assumiu o compromisso de entregar até 2019 o total de 12.000 cisternas nas 600 comunidades mais pobres do Estado do Ceará.

Com as Estações de Tratamento de Água, a ideia é que as cisternas sejam entregues abastecidas, para que as famílias tenham acesso imediato a água potável antes que cheguem as novas chuvas.


Serviço

Entrega de 05 Estações de Tratamento Móveis – ETA

Data: 09/11/2017

Horário: 8h:30m

Local: Praça em frente ao Parque de Exposição Governador César Calls


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2