Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Novembro Azul: SDA recebe evento de conscientização para servidores
Qui, 09 de Novembro de 2017 16:40

Todos os anos são diagnosticados mais de 2.000 casos de câncer de próstata no Estado do Ceará. A principal barreira é o preconceito masculino a respeito do assunto. 


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto Agropolos do Ceará (Iace) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes promovem na próxima sexta-feira (10) a “Ação Novembro Azul: na luta contra o câncer de próstata”. O evento acontece às 9h no auditório da SDA e contará com a presença do secretário Dedé Teixeira e da presidenta do Agropolos Ana Teresa.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças exclusivamente masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, embora alerte também para os riscos dos cânceres de testículo e pênis.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2014, quando o instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil e contou com a adesão de celebridades como Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichelo.

Embora a Medicina ressalte a importância da realização de check ups periódicos, como o eletrocardiograma, teste ergométrico, densitometria óssea, exames de triglicerídeos e colesterol e ecodopllercardiografia, o período entre 40 e 50 anos é emblemático para o público masculino.

Para se ter uma ideia, todos os anos são diagnosticados mais de 2.000 casos de câncer de próstata na população cearense.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um tumor de crescimento lento e, em sua fase inicial, assintomático. Entre os sinais de alerta estão dor ou queimação ao urinar, jato urinário fraco, necessidade frequente de urinar e presença de sangue na urina. Na fase inicial do câncer de pênis, as células malignas ficam na camada superficial da glande. É comum o paciente confundir a lesão com uma DST. Entre os sintomas do câncer de testículo estão seu endurecimento ou aumento de tamanho e, nesse tipo de câncer, as células malignas surgem apenas na parte interna do órgão.

Ter como rotina a consulta anual ao urologista, observar o próprio corpo e fazer o auto-exame do testículo e do pênis em busca de qualquer alteração estão entre as medidas para o diagnóstico precoce. Quanto à próstata, o exame de toque retal e a medida sanguínea PSA são indicados para homens a partir dos 50 anos e, no caso daqueles que apresentam histórico familiar, a partir dos 40 anos.

Situação atual

Infelizmente, hoje em dia, dois em cada dez pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em fases mais avançadas da doença, o que torna o tratamento mais difícil. Apesar da gravidade, na maioria das vezes, a doença tem instalação e desenvolvimento lento.

Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com o passar do tempo, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve. Em fases mais avançadas, as células malignas podem espalhar-se pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.

A principal forma de prevenir o câncer de próstata ainda é com detecção precoce da doença. Exames iniciais como dosagens do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) e o exame do toque retal são fundamentais. Caso o PSA e o exame físico estejam alterados, o urologista solicita uma biópsia da próstata.     Nesse procedimento são retirados fragmentos da glândula e analisados pelo patologista. Somente assim é possível afirmar com certeza o diagnóstico de câncer de próstata.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2