Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

ETAs móveis desembarcam no próximo final de semana na região de Sobral
Qua, 22 de Novembro de 2017 20:09

Pires Ferreira e Hidrolândia recebem o abastecimento das primeiras 101 cisternas de placa entregues pelo Projeto Paulo Freire. O objetivo é permitir que as famílias disponham de água potável até pelo menos o início do próximo período chuvoso


No próximo sábado (25), 23 técnicos e 15 veículos partem da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em direção a Pires Ferreira, na região de Sobral. Os dois caminhões plataforma, três veículos com tração nas quatro rodas e nove caminhões, caminhões-pipa integram um verdadeiro batalhão responsável em conduzir as duas Estações de Tratamento Móveis (ETAs móveis) que vão garantir água potável para as primeiras cisternas de placa entregues pelo Projeto Paulo Freire. A chegada da equipe representa mais segurança hídrica e cidadania para 101 famílias.

A próxima etapa, é a instalação e calibração do equipamento, no domingo (26), que deve tratar águas continentais. A equipe responsável procede, então, com a análise microbiológica; realiza o tratamento de um volume médio de 808.000 litros e procede a distribuição da água às 101 cisternas já instaladas nas comunidades do Cipó (7 cisternas) e Serrota (29), em Pires Ferreira; e Santa Tereza do Silvino (38) e Ilha do Esaú (27), em Hidrolândia.

O objetivo é permitir que as famílias atendidas pelo Paulo Freire disponham de água potável até pelo menos o início do próximo período chuvoso. Com um perfil socioeconômico abaixo da linha da pobreza, hoje, as famílias dependem do abastecimento feito por carros-pipa e da solidariedade amigos e familiares que disponibilizam a água de cisternas e poços profundos. “Sejam bem-vindas as máquinas e a equipe que transporta as ETAs móveis”, saúda a presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Serrota, Francineide Gomes da Silva.

“Em nome da comunidade da Serrota, de Pires Ferreira, só temos a agradecer ao governador Camilo Santana por mais essa conquista. É uma expectativa muito grande de melhoria da qualidade de vida e da água que bebemos aqui. Todos da comunidade da Serrota estão de parabéns por receberem mais esse grande benefício”, complementa.

Linha do tempo



No último dia 09, o governador Camilo Santana entregou três ETAs móveis à SDA durante ato em frente ao Parque de Exposição César Cals. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Ceará em Israel e realizam os processos de descontaminação e purificação de água bruta. “O Ceará dá mais um passo importante na convivência com a seca por meio de investimentos em equipamentos para diversificação das fontes hídricas”, comemorou o secretário Dedé Teixeira.

As máquinas, os carros-pipas, caminhonetes, acessórios extras e capacitações, somam um investimento total de R$ 6 milhões do Governo do Ceará. Após abastecer as cisternas dos Sertões de Sobral, a caravana segue em direção aos sertões dos Inhamuns e do Cariri permanecendo uma equipe fixa em cada uma das três regiões atendidas pelo Projeto Paulo Freire.

ETAs


As Unidades Móveis de Tratamento de Água são projetadas para purificar qualquer fonte de água bruta, mesmo com níveis de impurezas diferentes, e são capazes de transformá-la em água potável, como alternativa para fornecer água de qualidade às zonas rurais. O uso dessas ETAs vai aproximar as fontes disponíveis de água das populações necessitadas, reduzindo os custos de transporte e assegurando a qualidade da água distribuída, além de permitir o aproveitamento de mananciais atualmente ociosos.

Cada ETA tem a capacidade de produzir até 75.000 litros de água tratada por dia, suficientes para abastecer sete cisternas com uma média de 8.000 l cada. A ideia é abastecer as 12 mil cisternas nas 600 comunidades rurais, nos 31 municípios mais pobres do Estado do Ceará, para que as famílias tenham acesso imediato a água potável antes que cheguem as novas chuvas.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6