Icó: Comunidade Mulungu recebe ordem de serviço para abastecimento d´água
Qui, 28 de Dezembro de 2017 16:49

Município de Icó será contemplado ainda com mais dois sistemas de abastecimento d´água e nove projetos produtivos em bovinocultura leiteira, fruticultura, mandiocultura, apicultura e rizicultura, destaca secretário Dedé Teixeira

O sonho de receber a água na torneira já começou para as famílias da comunidade de Mulungu, distrito de Lima Campos, no município de Icó. Na manhã desta quinta-feira (28), o secretário-chefe da Casa Civil Nelson Martins e o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira assinaram a Ordem de Serviço para instalação de um sistema de abastecimento d´água para comunidade. As obras já começaram e o prazo de entrega é de três meses.

A obra do Projeto São José, orçada inicialmente em R$ 490.707,59, já recebeu um aditivo, e passará a atender a totalidade das 100 famílias que residem na localidade com um valor superior a R$ 600 mil, informa o secretário Dedé Teixeira. O resultado representa o esforço do governador Camilo Santana em levar água de qualidade para o homem e a mulher do campo em todo Estado.

"Em nome de todas mulheres e mães, gostaria de agradecer ao governador Camilo Santana, em nome do secretário Nelson Martins, pela realização desse sonho na forma de água potável para a comunidade Mulungu. Como mãe, sei do valor que é ter água encanada dentro de casa, e do quanto essa obra facilita a vida de vocês nos afazeres diários, como é na hora de limpar a casa, cozinhar e dar banho nas crianças", destacou a prefeita Laís Nunes.

A entrega do sistema de abastecimento d´água é a terceira conquista da Associação dos Moradores da Comunidade Mulungu pelo Projeto São José III. Além da água, a associação comunitária já foi contemplada com horas de trator e regularização da terra. Todas as conquistas, na opinião do secretário Nelson Martins, são fruto da organização e do protagonismo da associação comunitária que é um exemplo para todo o Estado.

"Para quem não conhece o Mulungu, a nossa comunidade é uma das mais ricas quando o (açude) Lima Campos está cheio.  O nosso povo é um povo trabalhador e muito organizado, mas para trabalhar a nossa diretoria (da associação) precisa do apoio dos governantes e realizarmos parcerias como essa que celebramos hoje para o bem de todas as famílias do Mulungu", defendeu a líder comunitária Maria do Cazuza.

Além da instalação do sistema de abastecimento d´água para comunidade Mulungu, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário irá atender a população do município com a instalação de sistemas de abastecimento d´água para as comunidades Coeiro dos Paraibanos e Lagoa do Icozinho. Como também previstos investimentos de mais de R$ 3 milhões em projetos produtivos em bovinocultura leiteira, apicultura, fruticultura, mandiocultura e rizicultura para outras nove comunidades.

"E, numa perspectiva do mapeamento do solo que estamos realizando em todo Ceará, esperamos delimitar nos próximos anos as principais vocações de cada localidade e pensarmos, tendo como base dados científicos de enorme valor, o futuro da produção rural cearense junto às associações comunitárias e os produtores rurais", destacou Dedé Teixeira.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito de Icó, Dr. Quinon; o secretário municipal de agricultura, Geraldo Sabino, os ex-deputado Neto Nunes,  dos ex-prefeitos Dr. Cardoso e Marcos Nunes, e os vereadores Galeguinho do DNR, Maria do Cal, Tobias Pires e Didi de Silon. Afora estes, o representante do Projeto São José, Venâncio Vieira; e o representante da Cagece, Roquilane Teixeira.

Janeiro 2018