189 títulos de terra são entregues a agricultores familiares de Boa Viagem
Sex, 05 de Janeiro de 2018 08:34

Governo do Ceará realiza primeira entrega de títulos de propriedade rural. Previsão é que os agricultores familiares de Novo Oriente, Quiterianópolis, Parambu, Cruz, Crateús, Tamboril e Aiuaba recebam o papel da terra ainda neste mês

O ano se inicia com uma boa notícia para a agricultura familiar. Na manhã desta quinta-feira (4), o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, entregaram de 189 títulos de terra para agricultores familiares de Boa Viagem, no Sertões de Canindé. A entrega lotou o auditório do Núcleo de Arte e Cultura e contou com a presença da prefeita Aline Vieira, do superintendente do Instituto do Desenvolvimento do Ceará (Idace), Cirilo Pimenta, do deputado Audic Mota, dentre outras autoridades presentes.

Segundo levantamento do Idace, 9.457 títulos de terra foram entregues em 2017 e a previsão é que no ano de 2018, outros 18 mil agricultores sejam contemplados. Conforme o calendário do Idace, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), ainda estão previstas neste mês entregas em Novo Oriente (10), Quiterianópolis (11), Parambu (12), Cruz (14), Crateús (18), Tamboril (19) e Aiuaba (23). "Para mim, muda tudo. Ter um terreno é poder fazer algo nele. Sem o papel da terra ninguém faz nem um empréstimo (no banco), não dá para fazer nada", testemunhou o agricultor Luiz Soares Cassiano, de 55 anos, morador da comunidade Guia.

"O recebimento da titularidade é muito importante para as famílias, porque geralmente são famílias de baixa renda, famílias de agricultores familiares. Essas pessoas vão ter, agora, a proriedade das suas terras", explicou Nelson Martins. "Mas, a grande vantagem é que as pessoas poderão comparecer aos bancos para conseguir financiamentos e poder melhorar a produção da sua propriedade. O acesso ao crédito é a grande vantagem", concluiu.

Outras ações da SDA

Além dos 189 títulos de propriedade entregues, o município de Boa Viagem está sendo contemplado com nove sistemas de abastecimento d´água pelo Programa Para Todos. As obras do Governo do Ceará beneficiam 255 famílias das comunidades Volta do Rio, Sítio Timbaúba 1 e 2, Riacho dos Porcos, Queimadas, Estrela, Boa Vista, Batedor e Poço Grande. O investimento total no município é de R$ 1.377.663,56.

"Estamos enfrentando essa questão do Garantia Safra (junto ao governo federal) para que nenhum agricultor seja prejudicado no Estado do Ceará. Cerca de 330 mil agricultores se cadastraram no programa e todas as etapas foram cumpridas, tendo o Estado do Ceará pago adiantado os cerca de R$ 25 milhões de contrapartida. O governo federal realizou um cruzamento de dados e estamos pressionando para que haja uma revisão do cálculo e para que os 69 municípios que aguardam o recebimento desse benefício sejam contemplados", explicou Dedé Teixeira.

Também discursaram na cerimônia o delegado da Secretaria Especial da Agricultura Familiar (Sead), Rosilônio Magalhães; o diretor técnico da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), José Maria Pimenta, ambos órgãos vinculados ao governo federal; o superintendente do Instituto do Desenvolvimento do Ceará (Idace), Cirilo Pimenta; e o deputado estadual Audic Mota.

Além destes, comporam a mesa de abertura o ex-prefeito Argeu Nunes, o vereador e presidente da Federação das Associações Comunitárias de Boa Viagem, Arnaldo Cavalcante, a representante da Federação dos Agricultores Trabalhadores, Rosângela Moura, e os vereadores Jovino Mendes, Jardel Fernandes, Emanoel Braz, Érica Teixeira e Clicia Muniz.

Vida Severina

A expectativa tirou logo cedo a agricultora familiar Vitorina Fernandes da cama, de 61 anos, para receber o papel da terra. A mãe de duas famílias e 24 filhos, 18 ainda vivos para contar a história da matriarca, saiu da casa dos pais faz 15 anos para viver ao lado do atual esposo,  "o amor derradeiro", e vive até hoje na comunidade Várzea do Carmo.

"Eu saí com a trouxa na cabeça deixando o que era da minha mãe e fui embora mais o amorzinho. Tive meu filho, botei papel de mais dois filhos, pro mais velho eu guardei um dinheirinho, peguei mais uma menina,... E Jesus não me abandonou, não", narra a labuta de cuidar da própria família sem descuidar da esperança.

Hoje, conta com uma cisterna que recebeu do Governo do Ceará, onde "apara da água para beber", e já sonha com um poço profundo na  propriedade que passou a ser sua de direito. "Faço os meus sacrifícios para aqueles (filhos) que tem mais precisão porque eu sofri muito com a trouxinha na cabeça, morando na casa de um e de outro, né", retrata a si mesma.

Janeiro 2018