Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Missão FIDA desenha aditivo de financiamento do Projeto Paulo Freire
Seg, 05 de Fevereiro de 2018 12:17

A missão de desenho foi antecedida pela missão de Revisão de Meio Termo (RMT) realizada entre novembro e dezembro de 2017


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário assinou, junto à equipe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o documento Memorando de Desenho de Aditivo do Projeto Paulo Freire. 

O documento é resultado da missão de Desenho do Aditivo de Financiamento do Projeto Paulo Freire que aconteceu entre os dias 22 de janeiro e 02 de fevereiro de 2018 realizado pelo FIDA, em conjunto com o Governo do Estado do Ceará. O presente Memorando apresenta um sumário dos principais aspectos relativos ao documento de desenho e também detalha um cronograma para os próximos passos.


Segundo o secretário Dedé Teixeira, o Governo do Ceará prioriza as poíticas pública de desenvolvimento no combate e superação da pobreza rural. “O Projeto Paulo Freire é um dos principais responsáveis por esse resgate de cidadania das comunidades rurais que vivem em situação de extrema pobreza. Os investimentos do Estado no projeto são sinônimos de compromisso do governador Camilo Santana com aqueles que precisam, e muito, da ajuda”. 

A missão de desenho foi antecedida pela missão de Revisão de Meio Termo (RMT) realizada entre novembro e dezembro de 2017, quando a equipe do FIDA teve a oportunidade de efetuar uma extensa missão de campo e coletou dados e informações que serviram como base para a missão de desenho além de reconhecer os importantes avanços na implementação do Projeto.

“A importância da etapa que se segue na execução do Paulo Freire é que se ganha ampliação no prazo e se fortalece na perspectiva dos serviços que estão previstos nas 600 comunidades nos territórios de abrangência do projeto. Importante ressaltar que o tema hídrico foi reforçado baseado no aspecto da viabilidade do acesso a água para as famílias da agricultura familiar”, ressaltou a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Irís Tavares.

Durante os seus trabalhos de campo, voltados ao tema de meio ambiente e acesso à água, a missão realizou entre os dias 23 e 26 de janeiro, visitas às associações nos municípios de Arneiroz, Quiterianópolis e Piquet Carneiro. A Missão esteve ainda reunida com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, SEFAZ, SEPLAG e IPECE.

Próximos passos

A avaliação da missão Revisão de Meio Termo (RMT) do Projeto, realizada em dezembro de 2017, apontou que seria necessário um financiamento adicional como respostas às várias demandas em curso. De acordo com o FIDA, na área de atuação do PPF existe uma demanda importante pelos serviços do Projeto para questões hídricas, investimentos produtivos e Assessoria Técnica (AT).

A SDA, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estudam um aditivo no valor de U$S 25 milhões com contrapartida do Governo do Ceará de apenas 20%.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Calendário

Maio 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2