Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Parque de Exposições ganha banheiro ecológico
Ter, 06 de Março de 2018 13:44

O Parque de Exposições César Cals, famoso por sediar eventos como Expoece e Feceaf, ganhou um banheiro ecológico seco, que é um sistema sanitário de instalação permanente sem água, que fornece uma solução segura, não poluente, econômica para a crise de saneamento básico . O sistema funciona com evaporação e desidratação, sem uso de água, produtos químicos ou eletricidade. 


Para o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira os banheiros ecológicos proporcionam um comprometimento sanitário sustentável. "Num situação de falta de água, como se vive em alguns cantos no Ceará, um banheiro que não use água é uma revolução. A descarga utiliza uma quantidade de água que pode ser usado para outras ações". 

No mundo já existem 45.500 instalações de banheiro ecológicos em escolas, atendendo 1,8 milhões de estudantes. O uso desses banheiros em comunidades e instituições está proporcionando uma economia de U$$ 26 milhões por ano em tarifas. 

Como funciona:

1- Resíduos entram no recipiente através de um vaso sanitário de cerâmica. Resíduos sólidos permanecem na placa de secagem. 

2- O resíduo é exposto a um fluxo de ar contínuo. O ar é expelido através da unidade de extração situada no topo, sendo o ar impulsionado para dentro do recipiente através dos tubos de entrada e ventilação do vaso.

3- Conforme o ar se move através do sistema, ele desidrata o resíduo sólido à medida que este desliza pela placa de secagem. O líquido que tenha escorrido para o fundo do recipiente evapora-se.


4- A luz solar aumenta a temperatura ambiente no interior do recipiente. O calor intenso, períodos de retenção prolongados e o ar rico em oxigênio desidratam e decompõe o resíduo. 

5- Ao final deste processo, o resíduo humano é convertido em um material estabilizado seco e inofensivo. Neste ponto é reduzido a cerca de 5% do seu volume original. 

6- A pressão negativa no interior do recipiente impede a fuga de odores através do vaso sanitário ou dos tubos de entrada de ar. Os odores são expelidos através do exaustor acionado pelo vento. 

O banheiro é composto por 3 cabines, sendo feminina, masculino e deficiente. 


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30