Secretário participa da abertura da 18ª Exproaf e assina adesão do PAA Alimentos
Sáb, 02 de Junho de 2018 11:09

De Assis Diniz ressaltou o protagonismo dos movimentos sociais na criação da SDA e comentou sobre o novo momento da pasta

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, participou na última quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi, da abertura da 18ª Feira dos Produtos da Agricultura Familiar do Cariri (Exproaf 2018). Pouco antes da abertura, De Assis Diniz e o prefeito José Ailton Brasil assinaram a adesão do município do Crato ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Alimentos) no stand montado pela coordenadoria do programa na feira.

O evento seguiu até o último domingo (3/6) no largo da RFFA em Crato. Realizada anualmente no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, neste ano, em decorrência das obras de reforma e ampliação do equipamento, previstas para ser entregue na última semana de junho, a Exproaf teve de ser transferida para um novo espaço.

Durante o evento, expositores da agricultura familiar de vários municípios do Cariri comercializaram produtos agrícolas, artesanato e comidas típicas, junto às apresentações folclóricas, oficinas e shows culturais. Também fazem parte da programação a entrega de títulos de terra aos agricultores do Crato, Aurora, Barro, Jardim, Milagres, Nova Olinda e Penaforte, além do lançamento da Marcha das Margaridas e da Plataforma da Classe Trabalhadora.

Em seu discurso, o secretário De Assis Diniz ressaltou a protagonismo da Federação dos Agricultores Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará (Fetraece) na criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). De acordo com ele, a criação da pasta possibilitou uma “visão estratégica” do Governo do Ceará sobre o setor e o “alinhamento com as políticas públicas” a nível federal que tiveram início a partir de 2003.

Também discursaram na solenidade o deputado federal José Guimarães; o deputado estadual Moisés Brás; o presidente da Fetraece, Raimundo Martins; o presidente da Centra Única dos Trabalhadores, Will Pereira; e o coordenador regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), José Wilson Gonçalves; e o ex-secretário chefe do Gabinete do Governador Camilo Santana, Fernando Santana.

Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Junho 2018