Campos Sales terá 289 cisternas de placa e 84 quintais produtivos
Ter, 08 de Janeiro de 2013 19:36

O início das obras foi autorizado pelo secretário Nelson Martins nesta segunda-feira (7), no município. O investimento será de R$ 1,56 milhão, em parceria com o MDS

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), autorizou, nesta quinta-feira (7), o início das obras de 289 cisternas de placa e 84 quintais produtivos, sendo 62 cisternas de enxurrada e 22 barragens subterrâneas, no município de Campos Sales, na Região do Cariri Oeste.

As obras das cisternas de placa vão beneficiar 289 famílias e serão executadas pela Cooperativa de Prestação de Serviços em Assistência Técnica (Copasat). O investimento será de R$ 536 mil. Já os 84 quintais produtivos serão construídos pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário (Cadesc), com investimento de R$ 1,032 milhão.

O programa de cisternas de placa e de quintais produtivos é uma parceria da SDA com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cujos recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Governo Federal.

A cisterna de placa (Primeira Água) construída pela SDA é um reservatório com capacidade para acumular 16 mil litros d'água para consumo humano. As cisternas de enxurrada (Segunda Água) são utilizadas para o acumulo da água das chuvas para irrigar pequenas plantações e para consumo dos animais. Já a barragem subterrânea é um reservatório construído dentro de pequenos riachos que acumulam água da chuva no subsolo.

O prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, destacou que começar a gestão recebendo esses equipamentos é uma grande vitória. “O nosso principal desafio na gestão de Campos Sales é trazer desenvolvimento para a nossa cidade, e vamos buscar o apoio de quem estiver comprometido com este propósito. E vamos começar desenvolvendo o povo mais pobre do nosso município”, afirmou.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, considera o Programa de Cisternas é também uma política de saúde pública do Governo do Estado e do Governo Federal. “A água acumulada nessas cisternas é de qualidade, o que garante saúde para a população. E nos quintais produtivos, a boa água garante mais qualidade à produção”.

O secretário Nelson Martins destacou que o município de Campos Sales será um parceiro importante da SDA para executar o que está previsto para 2013. “O Projeto de Produtivo e de Desenvolvimento de Capacidades, Paulo Freire, vai atender o município de Campos Sales com o desenvolvimento rural e tanto a Prefeitura como as associações comunitárias e os Sindicatos Rurais serão parceiros importantes para levar esse desenvolvimento”, conclamou o secretário.

Também estavam presentes à solenidade, o vice prefeito de Campos Sales, Valdir Lima Júnior, o secretário de Agricultura do município, Ezequiel Oliveira, a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Ivete Fortaleza, o secretário executivo da Secretaria de Recursos Hídricos, Ramin Rodrigues e o Comandante da Defesa Civil Estadual, Coronel Sílvio Tavares.

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @ImprensaSDA

Setembro 2014