Acesso a Informação

Parceiros e Órgãos

Telefones úteis

Mídias SDA

Ceasa celebra 45 anos de serviços ao povo cearense
Sex, 24 de Novembro de 2017 15:42

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), a Centrais de Abastecimento do Estado do Ceará (Ceasa-Ce) comemorou na manhã desta sexta-feira (24) os seus 45 anos de fundação, reunindo funcionários, políticos, empresários, permissionários e produtores em uma grande festa.

As atividades tiveram início logo nas primeiras horas da manhã, às 3h, com uma queima de fogos, recepção com blitz e distribuição de brindes,  palhaços  perna de pau e carro de som, garantindo a animação de quem chegasse à Ceasa. 

Às 7h30min os convidados começaram a chegar e foram recepcionados ao som da boa música da pequena Cecília do Acordeon, que com apenas 10 anos encantou a todos com sua preformance e simpatia.  Os convidados também ganharam degustação de frutas das empresas Perboni e Doce Mel, além de sucos da Disfrute Distribuidora.


A Secretaria de Saúde de Maracanaú também marcou presença no evento, disponibilizando serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacina contra gripe e hepatite B e C.

Dando seqüência à programação, a Banda de Música de Maracanaú, sob a regência do maestro Robson Lima, executou o Hino Nacional Brasileiro, para o hasteamento das bandeiras do Brasil, Ceará e Ceasa-CE, feito respectivamente pelo secretário adjunto da SDA, Wilson Brandão, representando o secretário Francisco José Teixeira, pelo diretor técnico operacional da Ceasa-CE, Célio Cavalcante Filho e pelo presidente da Ceasa-CE, Clóvis Lima Ferreira. Logo após, foi celebrada missa em ação de graças.

Em seguida, teve início a solenidade com a composição da mesa formada pelo secretário adjunto da SDA, Wilson Brandão; presidente da Ceasa-CE, Clóvis Lima Ferreira; deputado federal Chico Lopes; secretário de Desenvolvimento Econômico de Maracanaú, Antônio Rodrigues Filho; ex-presidente da Ceasa-CE, Flávio Barreto; diretor comercial da Ceasa-CE, Ramon Galvão; diretor Técnico Operacional da Ceasa-CE, Célio Cavalcante Filho; gerente Operacional da Ceasa-CE, Jeane Gadelha; gerente da Ceasa Cariri, Flávio Cruz Sampaio; gerente da Ceasa Tianguá, Antônio de Lima dos Santos; diretor de Sanidade Vegetal da ADAGRI, Tito Carneiro; presidente da Associação dos Servidores da Ceasa-CE, Ana Alaíde Rocha; vereador de Maracanaú, Roberto Mota; presidente da ASSUCECE, Renato Jackson o diretor estadual do MST, Júnior Mendes.

O presidente da Ceasa-CE, Clóvis Lima, abriu a solenidade apresentando em seu pronunciamento um diagnóstico atualizado sobre o órgão e destacando a importância da Ceasa para o povo cearense ao longo destes 45 anos.


O secretário adjunto da SDA, Wilson Brandão,  homenageou em sua fala o presidente da Ceasa-CE, destacando que, apesar da instituição ter completado 45 anos, Clóvis Lima está na Ceasa há mais tempo que isso. Em seguida, justificou a ausência do titular da pasta, Francisco José Teixeira, que se encontra no Cariri.

Wilson Brandão adiantou que para ele a Ceasa jamais vai morrer. “A Ceasa é um patrimônio do Ceará e conhecida por todos por ser uma referência para o povo. O governo deve continuar participando da Ceasa porque é estratégico para o governo. Não vejo a privatização da Ceasa pela privatização. 45 anos é um marco, é mais que uma geração”. 

O evento foi encerrado com os parabéns à Ceasa cantando pela Cecília do Acordeon e acompanhado por todos, com um grande bolo com a logo da Ceasa-CE e coffee break

Balanço


Atualmente, a Ceasa/CE conta com três unidades distribuídas nos municípios de Maracanaú, Tianguá e Barbalha que movimentam mais de 650 mil toneladas de hortigranjeiros, sendo 50% provenientes do próprio Estado, o que corresponde a cerca de R$ 1,5 bilhão por ano.

Ao longo dos anos, a Ceasa/CE cresceu e se desenvolveu em seus diversos setores. Hoje, no entreposto de Maracanaú, possui nos seus 280 mil m², 9 galpões permanentes, 7 não permanentes, 450 lojas/boxes/lanchonetes e 2.580 módulos de comercialização, além de duas estruturas cobertas, um galpão frigorífico e um galpão com produtos atípicos.

Atualmente, a Ceasa/CE conta com 1, 7 mil permissionários e autorizados, mais de 5 mil pessoas que participam diretamente da comercialização e uma população flutuante de 25 mil pessoas, gerando 8 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.



Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

André Gurjão -  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6