PAA Leite reúne secretários municipais e coordenadores de 84 municípios
Ter, 30 de Janeiro de 2018 09:13

O Seminário Estadual do Programa do Leite (PAA Leite) reuniu, na Secretaria do Desenvolvimento Agrário, secretários e coordenadores de 84 municípios cearenses. O evento assinala o pontapé inicial da execução da ação que atendeu 321.677 pessoas através de 1.746 entidades socioassistenciais em 99 municípios cearenses. A meta, segundo a coordenadora do programa Gizelli Morais, é atingir 134 municípios, além de fomentar e aumentar o número de cooperativas.

"O Programa do Leite vem em uma crescente que garante do desenvolvimento social e agrário do nosso Estado. A SDA, em convênio com o Incra, entregou durante o ano de 2017, 323 projetos de caprinocultura em 43 assentamentos garantindo o melhoramento genético dos animais e com isso o aumento da qualidade do leite. Com esse investimento o leite de qualidade vai chegar pras nossas crianças e adolescentes nas escolas, melhorando a qualidade nutricional", assinalou o secretário Dedé Teixeira.

O Programa de Aquisição do Leite (PAA Leite), também conhecido pelo seu nome mais antigo, o “Leite Fome Zero”, é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) executada em parceria com os governos estaduais do Nordeste Brasileiro e Minas Gerais. O programa é responsável pela aquisição de leite de vaca e cabra da agricultura familiar, que deve ser de produção própria dos agricultores familiares e deve cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

De acordo com a coordenadora do PAA Leite Gizelli Morais o programa deu um salto quantitativo e qualitativo. "Hoje comemoramos  integração do PAA Leite com a Compra Simultânea do PAA Alimentos. Essa parceria, no início desacreditada, vem gerando grandes resultados nos municípios. E se a gente acreditar vamos cada vez mais fortalecer o nosso Programa, e alcançar a nossa meta que é atingir 134 municípios".

No Estado, o Governo do Ceará contrata organizações da agricultura familiar responsáveis por pela captação, pasteurização,  envasamento e transporte do leite para as Centrais de Recebimento e os pontos de distribuição em locais pré-definidos pelos municípios. São beneficiários consumidores pessoas atendidas por entidades da rede socioassistencial e unidades da rede pública de ensino, além de famílias registradas no Cadastro Único, com prioridade para as famílias com perfil do Bolsa Família.
Em 2017, a coordenação estadual do PAA Leite adquiriu 9.609.205 litros de leite bovino e 232.478 litros de leite caprino,  fomentando a sustentabilidade da cadeia produtiva em todo Estado, atendendo 2.020 produtores da agricultura familiar e pagando um preço mais justo e estável que o aplicado pelas empresas do ramo mais atuantes no Estado.

A programação do evento foi composta por balanço das atividades realizadas no ano de 2017 e perspectivas para 2018, explicação sobre Termo de Cooperação: relembrando e destacando nossas obrigações e o Trabalhando com nossas entidades, incluindo o  SISLEITE, o sistema de relatórios e rotinas do PAA.

Expectativas pela primeira vez

O município de Pedra Branca vai aderir pela primeira vez o Programa de Aquisição do Leite (PAA Leite) com o intuito de incrementar o leite na merenda escolar das creches do município. A coordenadora do projeto veio para tirar as dúvidas e se alinhar em todas as regras do Programa.

De acordo com a coordenadora do PAA Leite do município, Emília Saraiva, a expectativa para chegada do programa do município é grande, já que o leite vai beneficias as crianças das creches. "O nosso município não tem muitos produtores de caprino ou bovino, tanto que vamos ser abastecidos pelo município de Quixeramobim. A expectativa é grande pelo melhoramento nutricional das nossas crianças. Será uma grande ajuda e um grande projeto que tem de tudo para ter um crescimento na Pedra Branca".

O Programa PAA Alimentos, no município de Pedra Branca, vai ser executado pela Secretaria de Saúde. "Nós tentamos procurar agricultores para o serem produtores do projeto, mas não tinha suficiente, então, como seremos abastecidos por Quixeramobim, o projeto vai servir no município de Pedra Branca como complemento nutricional", completou Emília.

Intercâmbio

No município de Quixelô, na região Centro Sul cearense, 2.867 pessoas de 11 escolas, um hospital e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) já recebem o alimento que é sinônimo de saúde e bem-estar para a comunidade.

“(Momentos como esse) São de fundamental importância porque aqui discutimos tanto problemas como também soluções. A gente sabe que cada município tem sua realidade e, com essa reunião, podemos saber como o programa está acontecendo em outras cidades e promover o nosso próprio município através desse intercâmbio”, elogiou a iniciativa o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Quixelô, Hélio Gomes.

Maio 2018