Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS) 2012-2015

15 de outubro de 2012 - 19:17

O Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Ceará, o PDRSS 2012 – 2015 trata-se de atualização do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS, incorporando a visão solidária e os Territórios implantados, que passaram a ser a base espacial de atuação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA.
Sua construção se deu de forma coletiva e foi iniciada em março de 2011, coordenada pelo Grupo de Trabalho pela Territorialização (GTT), contou com a participação de 1280 representantes de instituições governamentais e não governamentais, entidades representativas e movimentos sociais de 182 municípios dos 13 territórios cearenses.

O PDRSS 2012 – 2015 é um importante instrumento para a consolidação da nova dinâmica de desenvolvimento do meio rural cearense protagonizada pela agricultura familiar, na busca da superação da crise do modelo de desenvolvimento do agro cearense, vivenciada desde as décadas finais do século XX.

Esta visão renovada está fundada na ampliação da participação social, na universalização dos direitos fundamentais, no reconhecimento dos direitos de cidadania, na segurança alimentar e nutricional, na conservação da biodiversidade e na promoção da igualdade de gênero, geração, raça e etnia, considerando a abordagem territorial e o caráter intersetorial do desenvolvimento. 
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PDRSS em consonância com o PPA Ceará 2012 – 2015. As suas Diretrizes estão estruturadas nos seguintes eixos: Sociedade Justa e Solidária, Economia Para uma Vida Melhor e Governo Participativo, Ético e Competente.

Download:

Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) 20012-2015