Plano Territorial Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) 2011-2014

15 de outubro de 2012 - 19:20

O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS é um plano focado exclusivamente na base de cada Território. Foram elaborados treze (13) planos, que resultaram das diretrizes/definições macro contidas no Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PTDRSS.

A sua elaboração se fundamentou na experiência de planos já existentes ou em implementação, em cada território, é o principal instrumento de apoio a gestão social que estimula a construção do modelo de desenvolvimento sustentável. 
O desenvolvimento dessa gestão social é articulado no âmbito federal pela Secretaria do Desenvolvimento Territorial – SDT e no âmbito estadual pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA em parceria com o Instituto Agropolos do Ceará. Esta gestão vem se caracterizando como um modelo de planejamento que caminha de forma democrática nos processos construídos nos colegiados dos treze territórios cearenses.

O PTDRS tem entre outros objetivos ser um documento de negociação e conservação da diversidade de pensamentos, interesses, práticas e sonhos existentes no território; um instrumento que possibilita o acesso qualificado as políticas publicas, a inclusão dos diversos públicos existentes no território, enfim proporciona condições necessárias para a ampliação e o fortalecimento da coesão social dos territórios.
O PTDRS consiste em apoiar à gestão social sustentável, baseado na experiência de um planejamento participativo do território. Não se trata de um documento estático, mas de um plano em constante busca de aperfeiçoamento, de atualização permanente em espaços de tempo programados, dada a dinâmica global do mundo em que se insere.

Download:

PTDRS – Cartilhas

PTDRS – Completo

PTDRS – Resumos