Governador Elmano de Freitas entrega terceiro lote de tratores para reforçar atividades agrícolas em 51 municípios

10 de fevereiro de 2023 - 15:12

Mais investimento para o reforço de atividades agrícolas no interior do estado. O governador Elmano de Freitas entregou, na manhã desta quinta-feira (9), o terceiro lote de tratores previsto na Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará aos municípios. Nesta etapa, foram beneficiados 51 municípios do interior.

Na solenidade, o governador cearense ressaltou a necessidade de apoiar o movimento da agricultura familiar, destacando o papel dos pequenos agricultores nas políticas de combate à fome. “Nós estamos fazendo essa ação hoje, mas estamos obrigados a fazer ainda mais por critério, para sermos capazes, nesses próximos quatro anos, de fazer diferença na vida do homem do campo”, pontuou o governador.

Cada unidade corresponde a um investimento de R$ 356.333,00, somando assim um montante de R$ 18.172.983,00 investidos em máquinas que irão fazer a diferença na vida do agricultor familiar. “Nós temos tratores distribuídos para todos os municípios do Ceará com atividades agrícolas. É muito importante essa entrega, porque o período de chuvas está iniciando. Então, o quanto mais cedo a gente entregar, melhor é”, destacou Elmano. A próxima fase de entregas esta prevista para março.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moises Bráz, reforçou a importância dessas ações promovidas pelo Estado. “Essa é a terceira fase de um projeto que foi feito um investimento para garantir, não apenas, o trabalho e desenvolvimento agrícola, mas também para esses tratores fazerem parte das políticas públicas do município e o fortalecimento do campo”, afirmou.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, agradeceu o olhar mais atento para o homem do campo e a política de continuidade em relação à atividade agrícola. “O que fica é o sentimento de gratidão por esse olhar de mais sensibilidade ao homem do campo, à agricultura. O homem do campo que ao longo dos últimos governos têm tido mais oportunidades. Agora temos um governador que veio dos movimentos sociais, que sabe os desafios que precisamos enfrentar referente à agricultura. Então, muitas coisas boas virão”, pontuou.

Reforço para o homem do campo

Os tratores do terceiro lote chegam aos municípios junto ao período chuvoso, considerado o momento crucial para o pequeno produtor. O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, destacou a importância desta ação para o pequeno agricultor da região.

“A grande dificuldade do homem do campo, hoje, é justamente um trator para atender suas necessidades, em termo de colheita, em aração de terras e, até, às vezes, pequenos reservatórios. Um trator desses vem para suprir essas necessidades do pequeno produtor e ele não cair mais nas mãos de pessoas que cobram absurdos para fazer esses serviços”, explicou o prefeito do Crato.

Também foi beneficiado com essa ação o pequeno município Altaneira, localizado na Microrregião de Caririaçu. Com cerca de oito mil habitantes, o prefeito de Altaneira, Francisco Dariomar, ressaltou o impacto no município.

“Primeiro, temos que agradecer a Deus por esse inverno, que parece ser tão favorecido, e depois agradecer por ações como esta. Somos um município pequeno, de quase oito mil pessoas, que a fonte de renda é basicamente agricultura familiar e a gente ainda não tinha trator. Esse trator vai trazer uma economia muito grande pro município e, muito mais ainda, um marco temporal pro agricultor, que vai conseguir arar suas terras no tempo certo”, concluiu.

Outras ações

Ainda durante o evento, a SDA realizou a entrega de dois tanques de resfriamento de leite, de forma simbólica, a duas das 60 comunidades beneficiadas pelo Projeto de Fortalecimento da Bovinocultura Leiteira no Estado do Ceará. Nesta primeira entrega do projeto, executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), serão beneficiadas 60 comunidades, em 31 municípios, atendendo cerca de 900 produtores. O valor total de investimentos é de R$ 1.046.056,00.

Outra ação foi a entrega simbólica dos primeiros kits pescas, que fazem parte do projeto Fortpesca, que tem a meta de atender cem entidades pesqueiras com a entrega de 23 mil kits, beneficiando diretamente 8 mil pescadores continentais e 15 mil pescadores marítimos, com investimento total de R$ 19.036.325,00. O projeto, que já ocorre desde 2017, passou a ser regulamentado pela lei nº 17.603, de 3 de agosto de 2021.

Um dos beneficiados foi Francisco das Chagas, presidente da Associação das Pescadoras e dos Pescadores Artesanais de Tamboril. “Isso é uma coisa maravilhosa para todos os pescadores da minha região, principalmente agora que volta a pesca nos açudes, por conta das chuvas. Então, vai ser ótimo para a renda dos pescadores e para a economia dos pescadores da associação”, finalizou.