Secretário da SDA discute pauta de cooperativas da agricultura familiar

13 de fevereiro de 2023 - 16:25

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

O fortalecimento das cooperativas da agricultura familiar do Ceará foi o tema da reunião do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, com representantes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Ceará (Unicafes-CE) na tarde da última quinta, 9 de fevereiro.

A Unicafes Ceará apresentou uma pauta com diversos pontos, que envolvem desde um selo estadual, crédito, conclusão de agroindústrias, até assistência técnica e extensão rural (Ater), comercialização e a regulamentação de instrumentos legais relacionados ao setor.

“Discutimos com bastante transparência as várias questões, especialmente os entraves relacionados ao cooperativismo. Para o setor, enquanto deputado, aprovei na Assembleia, como Política de Estado, a Lei Estadual nº 17.702/21, que ‘consiste na conjugação de esforços e ações a cargo dos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta em incentivo ao cooperativismo no âmbito do Estado do Ceará’”, explicou o secretário.

Segundo Moisés Braz, “movimento social e econômico baseado na união e na cooperação, o cooperativismo na Agricultura Familiar terá sempre espaço na SDA enquanto eu estiver secretário”, adiantou.

Entre os representantes das cooperativas participaram, Fátima Torres, da Unicafes Rio Grande do Norte e Unicafes Nacional, Raimundo Nonato Barbosa, presidente da Unicafes Ceará, Joathan Magalhães, secretário de Política Agrícola da Fetraece, Túlio Coêlho e Eduardo César de Sousa, da Copasat, além de Vicente Júnior, assessor da Fetraece.