SDA capacita técnicos de Cascavel sobre cadastro de agricultores familiares

24 de fevereiro de 2023 - 16:02

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou na última quinta, 23 de fevereiro, em Cascavel, capacitação sobre o Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf).

Desenvolvida por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), a atividade capacitou a equipe da Secretaria de Agricultura, Pesca e Defesa Civil do município de Cascavel, e foi ministrada pelas técnicas Meire Nobre e Tailândia Silva de Araújo, da SDA.

Segundo Tailândia Araújo, da Codece, a capacitação é importante porque auxilia os municípios a atenderem ao que preceitua a Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Lei nº 15.910/2015), por parte dos entes públicos do Estado do Ceará. “Esse sistema constitui-se como uma ferramenta de planejamento para mercado e fortalecimento da comercialização de produtos da agricultura familiar. A lei estabelece que no mínimo 30% dessas aquisições sejam provenientes da agricultura familiar devidamente inscritos no sistema Secaf”, explica ela.

A equipe de Cascavel foi composta pelo coordenador Emanuel Memória e pelos técnicos Celismar Cabral, Gyedre Araújo, Thaiza Fernandes, Leila Chaves, Igor Mendonça, Lana leite e Girlane Oliveira. A próxima capacitação sobre o Secaf está programada para o dia 1º de março, em Paramoti.