Novos secretários executivos da SDA são nomeados

1 de março de 2023 - 20:34

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

O Diário Oficial do Estado, edição de 28 de fevereiro, publicou as nomeações dos novos secretários executivos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Após a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Elmano de Freitas, a SDA passou a contar com uma nova secretaria executiva, a de Fomento Produtivo e Agroecologia. A Secretaria Executiva da Pesca deixou de existir no âmbito da SDA com a criação da Secretaria Estadual da Pesca.

Para a Secretaria Executiva do Desenvolvimento Agrário, foi nomeado Marcos Jacinto de Sousa. Com larga experiência no campo da gestão de organizações e projetos sociais, Marcos Jacinto atuou como coordenador executivo do Instituto Elo Amigo e representante do estado do Ceará na Coordenação Executiva Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). Graduado em Processos Gerenciais (UVA) e em Liderança e Desenvolvimento Social (UFPE), ele é também especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão de Recursos Humanos e Marketing pela Faculdade Vale do Salgado (FVS).

 

Marcos Jacinto de Sousa – Secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário

Já a Secretaria Executiva do Fomento Produtivo e Agroecologia será exercida por Francisco Carlos Bezerra e Silva, o Cacá. Ex-secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário, integrou a equipe do Instituto de Planejamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza (Iplanfor), onde compôs a equipe coordenadora do Plano Estratégico Fortaleza 2040. Radialista formado em 1983 pela Rádio Universitária da UFC, atuou no movimento de organização comunitária rural, coordenou a área do Projeto Aproveitamento Pesqueiro dos Açudes do Ceará. Além disso, participou da implantação das Políticas Estaduais (Ceará) e Nacional de Recursos Hídricos, contribuindo para a formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, bem como atuou na organização e facilitação de eventos participativos voltados para a elaboração de planos de recursos hídricos, planos de enfrentamento à desertificação e às secas; avaliação dos perímetros irrigados do DNOCS; encontros nacionais dos comitês de bacias hidrográficas; elaboração de metodologia de avaliação da governança das águas e protocolos de governança; encontro nacional de enfrentamento à desertificação, dentre outras.

Francisco Carlos Bezerra e Silva- Secretário Executivo do Fomento Produtivo e Agroecologia

Carlos Bezerra foi membro da equipe do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (2008-2013) onde auxiliou na elaboração dos pactos das Águas, pela Convivência com o Semiárido, pela Vida e pelo Pecém. Nesse período participou da elaboração de extensa bibliografia sobre as quatro temáticas. Na gestão pública foi Secretário de Educação em Itapajé e Apuiarés, Secretário de Cultura e Turismo em Itapajé, Assessor de Relações Institucionais e Mobilização Social no Iplanfor e assessor de coordenação do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

 

Taumaturgo Medeiros dos Anjos Júnior – Secretário Executivo do Planejamento e Gestão Interna

As duas secretarias executivas, em conjunto com a Secretaria Executiva do Planejamento e Gestão Interna, cujo titular é Taumaturgo Medeiros dos Anjos Júnior, formam a gerência superior da SDA. Taumaturgo foi reconduzido ao cargo ainda no mês de janeiro.