SDA recebe Aprece e discute prioridades municipais para o desenvolvimento agrário

20 de março de 2023 - 17:48

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, discutiu na última quinta-feira, 16 de março, as pautas prioritárias para dos municípios com o presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece), Júnior Castro, gestor de Chorozinho.

Acompanhado do diretor de Relações Institucionais Expedito Nascimento, da coordenadora técnica Rafaele Saraiva e do analista em Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente Daniel Camurça, o presidente da Aprece colocou a entidade à disposição da SDA para estreitar parcerias em defesa do municipalismo, no que se refere às ações de desenvolvimento agrário que podem ser executadas em parceria com o Estado.

A pauta da Aprece de trabalho conjunto constou de diversos pontos, entre eles a ampliação do programa Hora de Plantar, aporte financeiro para elaboração de planos municipais de preparação e convivência com o semiárido, concurso público para a Ematerce e implementos do Programa de Mecanização Agrícola – Distribuição de implementos de colheita de forragem e fenação.

Além disso, o prefeito Júnior Castro sugeriu a realização de reuniões periódicas entre a SDA e os gestores locais de agricultura para discutir pautas dos municípios, a criação de um programa de regularização fundiária urbana e a universalização da regularização fundiária rural.

Durante a reunião, Moisés afirmou que a SDA estará sempre de portas abertas aos municípios. Segundo ele, algumas das questões apresentadas na pauta já vêm sendo trabalhadas ou discutidas pela secretaria. Sobre o Hora de Plantar, o secretário solicitou apoio da Aprece para a necessidade de fazer o recadastramento dos agricultores. “Queremos que todas as sementes e mudas cheguem realmente aos trabalhadores lá na ponta”, justificou.

O secretário adiantou ainda que irá realizar em breve um encontro com os gestores locais de Agricultura a fim de alinhar ações que possam potencializar as políticas desenvolvidas pela SDA. “Os desafios são muito grandes, e cada município tem especificidades, mas meu objetivo é afinar a relação de parceria da SDA com as secretarias municipais, que muitas vezes são o nosso braço executivo nas cidades, e as políticas transversais mostram isso”, concluiu.