BNB apresenta resultados na SDA e discute ampliação de investimento na agricultura familiar

21 de março de 2023 - 18:31

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Naélio Santos

Apresentar os resultados do Banco do Nordeste no Ceará em 2022 e discutir estratégias para ampliar o volume de recursos investidos na agricultura familiar e na pequena produção do estado este ano. Esses foram os objetivos da reunião ocorrida na tarde da última quinta, 16 de março, entre o superintendente do BNB no Ceará, Lívio Tonyatt, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz.

O secretário recebeu o superintendente na sede da pasta, no bairro São Gerardo, em Fortaleza. Lívio esteve acompanhado dos gerentes de negócios da carteira rural do banco no estado, Mario Henrique Januário e Maria José Teixeira, além do gerente de negócios do AgroAmigo, Marcos Icety.

Na opinião do secretário Moisés Braz, o Banco do Nordeste é um parceiro estratégico da Agricultura Familiar cearense.Não existe agricultura sem crédito. E o banco tem um olhar específico para os nossos trabalhadores rurais, evidenciado o comprometimento com o desenvolvimento da agricultura familiar. Mas ainda há desafios para que consigamos oportunizar a mais gente o crédito a juros subsidiados”, comenta.

Lívio Tonyatt classificou a reunião como produtiva e importante para os objetivos do banco. “Apresentamos o volume de recursos que a gente pretende aplicar no Ceará este ano e discutir em quais pontos podemos ter ação conjunta para que isso aconteça”, disse. Ele disse que a expectativa é de uma aproximação ainda maior entre o banco e a secretaria “para fazer a agricultura familiar e os pequenos produtores ainda mais fortes. Com a ideia é unir forças no desenvolvimento das comunidades rurais”.

O superintendente afirmou que o BNB aplicou R$ 1 bilhão na agricultura e na pecuária cearenses em 2022. “Podemos ultrapassar R$ 1,2 bilhão em 2023 com a agricultura familiar e o FNE Rural para pequenos produtores rurais, além da agroindústria”, revelou. Deste valor, o AgroAmigo respondeu por quase R$ 500 milhões, e a meta da instituição é chegar a R$ 600 milhões no conjunto de negócios para pequenos produtores e agricultores familiares de menor renda.

Como sugestão para o Banco do Nordeste, o secretário Moisés Braz defendeu a criação de uma linha de financiamento direcionada a mulheres trabalhadoras rurais. “Reconhecer e fortalecer o papel das mulheres no desenvolvimento rural só é possível com ações que proporcionem o seu empoderamento”, justificou.

Maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, o Banco do Nordeste tem área de atuação em 2.074 municípios. Administra o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). Executa o maior programa de microcrédito produtivo orientado do país. É o principal agente financeiro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no apoio ao segmento econômico da agricultura familiar.