Pauta dos assentados da reforma agrária no CE é discutida na SDA

27 de março de 2023 - 18:33

Texto e foto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

A pauta de negociação dos assentados e assentadas da reforma agrária do Ceará foi discutida em reunião na tarde desta segunda, 27, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Titular da pasta, o secretário Moisés Braz recebeu a direção estadual do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem-Terra (MST Ceará).

Acompanhados do deputado estadual Missias do MST e do assessor Pedro Neto, os dirigentes Keila Lima, Pedro Gene, Paulo Henrique Campos, Antonio Neto (Toninho), Aline Oliveira e Clarisse Rodrigues apresentaram a pauta, que trouxe reivindicações relativas a acampamentos do movimento em Mauriti, Quixeramobim, Paracuru, Sobral e Santa Quitéria, e Limoeiro do Norte, assim como questões nos assentamentos em Itarema e Amontada.

A pauta também constou de recursos para assistências técnica, solicitação de mandalas, cisternas, implementos agrícolas, crédito rural, kits feiras e de irrigação, projetos produtivos, comercialização e apoios para feiras e agroindústrias.

Membro da direção nacional, Keila Lima disse torcer pela manutenção da relação entre a SDA e o movimento.Esperamos que essa relação seja de parceria como tem sido nos últimos 20 anos, com o MST no trabalho de exigir e colaborar na execução das políticas. A SDA é a secretaria que está mais próxima de nós. As políticas têm passado por aqui e esperamos manter sempre o bom diálogo”, disse.

Por sua vez, o deputado Moisés Braz agradeceu ao apoio do deputado Missias e destacou a longa parceria com o MST.Desde quando presidi a Fetraece, nós caminhamos juntos na luta pela construção de políticas públicas, inclusive a criação da própria SDA é um exemplo disso. Mesmo com nossas divergências, construímos uma boa relação tendo em vista a melhoria da vida dos trabalhadores rurais”, destacou, ao se colocar à disposição para encaminhar os vários pontos da pauta apresentada pelos assentados. Nos próximos dias, uma nova agenda deverá ser marcada para dar andamento à negociação.