SDA participa da posse da nova gestão do Sistema SRH

27 de março de 2023 - 16:44

Texto e foto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, participou na manhã desta segunda, 27, da posse da nova gestão do sistema de Recursos Hídricos do Ceará. Acompanhado do secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, Moisés desejou bom trabalho ao novo titular da SRH, o deputado federal Robério Monteiro, e aos novos dirigentes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro, e da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Paulo Ferreira.

Segundo o secretário Moisés Braz, o sistema SRH é parceiro do sistema SDA no desenvolvimento de diversas ações e projetos que têm impacto no desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. “Com a Funceme, por exemplo, além do importante trabalho de prever os índices pluviométricos, estamos desenvolvendo um mapeamento completo dos solos do nosso Estado, no sentido de orientar os plantios”, citou Moisés, ao mencionar também o excelente trabalho de gestão dos recursos hídricos e a perfuração de poços por parte dos outros órgãos.

Para o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, a nova gestão seguirá o trabalho que já vem sendo realizado. “Hoje, a gestão hídrica do Ceará é referência para vários outros Estados. O nosso clima nos fez resilientes a vários cenários. Então, seguiremos com a mesma metodologia, ajudando os municípios e evitando que entrem em algum tipo de colapso. Faremos uma gestão com os quatro órgãos unidos e trabalhando em sintonia”.

Além dos titulares da SRH e das vinculadas, tomaram posse:

– Aderilo Alcântara – Secretário Executivo dos Recursos Hídricos
– Ramon Rodrigues – Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna dos Recursos Hídricos
– João Lúcio Farias – Diretor de Planejamento da Cogerh
– Tércio Tavares – Diretor de Operações da Cogerh
– João Ricardo Rios – Diretor Administrativo Financeiro da Cogerh
– Hoilton Rios – Diretor Técnico da Funceme
– Luís César Pinho – Diretor Administrativo Financeiro da Funceme
– Luciana Brandão – Superintendente Adjunta da Sohidra