SDA participa da posse do novo superintendente do Incra no Ceará

8 de maio de 2023 - 12:27

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) esteve presente na posse do novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado, o advogado Erivando Santos.

Ocorrida na sexta-feira (5) no auditório do órgão, a posse foi bastante prestigiada por trabalhadores, trabalhadoras, indígenas, quilombolas, ciganos e povos de terreiro, servidores públicos, prefeitos e parlamentares e representantes de diversos movimentos sociais e sindical.

O titular da SDA, Moisés Braz, representou o governador Elmano de Freitas no evento, do qual participaram também diversos técnicos e dirigentes da Ematerce, do Idace e da Ceasa. Segundo Moisés, o governo Lula é de reconstrução, e com o Incra não será diferente. “É impossível a gente ter dignidade quando não tem um pedaço de terra, seja para moradia ou produção. E a reforma agrária, que ficou nos últimos anos na geladeira, precisa voltar, ouvindo atores e fortalecendo essa instituição que é quem vai, de fato, fazer nossa parceria pela terra e pela dignidade do homem e da mulher do campo”, colocou.

O secretário disse ainda que essa é a orientação da SDA. “É preciso que, além da terra, o trabalhador tenha assistência técnica, crédito, abastecimento d’água e energia para fazer uma pequena irrigação”, acrescentou. De acordo com Moisés, os governos federal e estadual também deverão somar esforços pela regularização fundiária.

Natural de Tamboril, Francisco Erivando Santos de Sousa, 43, é agricultor e oriundo do Assentamento Monte Alegre. Hoje advogado especialista em Direito Constitucional, ele assume o órgão com a missão de reconstruir a política da reforma agrária no estado.

Em seu discurso, bastante emocionado, Erivando relembrou a trajetória de luta ao lado dos pais, agradeceu aos companheiros e companheiras dos movimentos sociais, do Partido dos Trabalhadores e garantiu uma gestão comprometida com a luta pela reforma agrária e com o fortalecimento do Incra. “Os portões daqui nunca estarão fechados para vocês. Nossa gestão será em parceria, meu compromisso é com a luta pela reforma agrária e pela reestruturação do Incra e para isso conto com o apoio de todos os servidores e terceirizados como agentes ativos da política da reforma agrária no Ceará”, ressaltou o superintendente.

Presente na posse, o presidente do Incra, César Aldrighi, disse que o presidente Lula (PT) deve anunciar nas próximas semanas, uma série de decretos que ele chamou de “reorganização da reforma agrária”, com a retomada da política de criação de assentamentos, abertura de novas créditos de instalação e a reformulação do decreto de seleção das famílias. “Tentaram tirar o protagonismo das famílias, mas elas voltarão a ser as donas de suas terras”, disse Aldrighi.

De acordo com o presidente do Incra, mais de 400 processos de obtenção de terra foram paralisados no último governo. Ainda segundo Aldrighi, pelo menos 116 projetos de assentamento serão retomados no país, incluindo o Ceará.

(Com informações do Brasil de Fato Ceará)