Ceará Sem Fome: Seminários virtuais sobre edital das UGs recebem cerca de 500 participantes de entidades interessadas

25 de maio de 2023 - 19:51

Texto: Aline Freires. Fotos: Rafael Fonteles. Web: Marcel Bezerra


Cícero Cavalcante, Marcos Jacinto, Regma Queiroz e Eduardo Barbosa (Foto: Rafael Fonteles)

“Feito pelo povo, para o povo”. Assim define a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, o Programa Ceará Sem Fome. E sob a visão de proximidade do público-alvo dessa importante política pública de segurança alimentar foram concluídos, nesta quinta-feira (25), os seminários virtuais sobre o edital de chamamento público para a seleção de Unidades Gerenciadoras (UGs) das cozinhas do programa. Os momentos foram organizados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), pasta executora da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs).  

Ao todo, foram cinco encontros, ocorridos desde terça-feira (23), sendo estes virtuais e um ocorrido de forma híbrida. Somados os participantes de cada encontro, cerca de 500 representantes de instituições e entidades interessadas puderam tirar dúvidas acerca do edital publicado pelo Governo do Ceará.


Secretário Moisés Braz participa de seminário

Os encontros consistiram na apresentação do objetivo do seminário, feita pelo secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, seguida da apresentação sobre o Ceará Sem Fome, feita pelo coordenador do programa, Cícero Cavalcante. Logo depois, o técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece) da SDA, Eduardo Barbosa, apresentou detalhes do edital. A coordenadora da Codece, Regma Queiroz, conduziu os esclarecimentos das dúvidas dos participantes. O objetivo foi conferir a maior transparência possível acerca dos critérios e exigências do edital, pontuados tanto em fala pelas entidades, quanto de forma escrita no chat do seminário.  


Um dos seminários foi realizado de forma híbrida (Foto: Rafael Fonteles)

“A gente celebra, hoje, o último dia de uma rodada de seminários virtuais em que abordamos o programa. Apresentamos todas as questões do edital que está a cargo da nossa Secretaria do Desenvolvimento Agrário, que tem executado essa parte do Ceará Sem Fome. Nós tivemos ampla participação da sociedade civil. Agradeço e parabenizo a todos”, destacou a primeira-dama, Lia de Freitas. 

Durante a sua participação no último seminário, o secretário da SDA, Moisés Braz, parabenizou tanto a equipe envolvida na estruturação do programa, quanto as entidades interessadas. “Eu quero, de fato, reafirmar o nosso compromisso, agradecer a toda a equipe. Desde o primeiro dia, quando a primeira-dama esteve aqui e propôs esse desafio, nós estamos juntos nessa construção. Eu quero parabenizar a todos e todas vocês, e às entidades da sociedade civil que estão participando e estão aqui tirando dúvidas. Então a minha palavra aqui é só para parabenizar a todos vocês”, ressaltou. 

Até a meia-noite desta quinta-feira, o edital de chamamento público está disponível apenas para divulgação. E, a partir desta sexta-feira (26), até o dia 9 de junho, as inscrições estão abertas para as entidades com capacidade de gerenciar as cozinhas. Ao todo, serão até 39 UGs, que ficarão responsáveis por até 1.298 Unidades Sociais Produtoras de Refeições em todo o Ceará. O link que direciona para o sistema e o manual de inscrições estão disponíveis no site do Ceará Sem Fome e também da SDA

“Não esqueça: a partir da meia-noite de hoje, estaremos com o link tanto no site da SDA quanto no site do Ceará Sem Fome para você se inscrever, se você for uma Unidade Gerenciadora, com capacidade de gestão. Então até 9 de junho receberemos a sua inscrição”, finalizou a primeira-dama, Lia de Freitas.