SDA participa de plenária estadual do PPA federal

29 de maio de 2023 - 10:44

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

Secretário Moisés Braz e técnicos da da SDA participaram nesta sexta (27), da plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal, realizada no auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), em Fortaleza. O governador Elmano de Freitas esteve presente na plenária, ao lado da equipe de secretários.

A iniciativa inclui a sociedade civil organizada e os cidadãos nas decisões sobre as prioridades do Brasil para os próximos quatro anos.

Também participaram do encontro os ministros Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência), Camilo Santana (Educação), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Simone Tebet (Planejamento), secretários de Estado, parlamentares e outras autoridades.

O governador Elmano de Freitas pontuou que o Ceará já realiza o planejamento em diálogo com a sociedade. “O Governo Federal trabalha de maneira parceira com estados e municípios. É fundamental a criação da plataforma para que o povo vote naquilo que compreende como importante. No Ceará, vamos avançar ainda mais no PPA, indo às 14 regiões, com a minha presença e dos secretários. Vivemos um momento de consolidar o nosso projeto de inclusão e justiça social. Vamos fazer isso de mãos dadas com o povo e os movimentos sociais”, anunciou.

O PPA é o principal instrumento de planejamento a médio prazo, a fim de definir as prioridades e diretrizes da gestão pública. Isso possibilita a elaboração de leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

Após a construção participativa, análise técnica dos demais ministérios e possíveis ajustes, o PPA 2024-2027 deve ser entregue ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto, junto com a Lei Orçamentária Anual (LOA).