SDA apresenta projetos São José e Ceará Sem Fome a gestores de Desenvolvimento Agrário do Nordeste

31 de maio de 2023 - 21:12

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

As experiências do Projeto São José e do Programa Ceará Sem Fome foram apresentadas na manhã desta quarta (31), aos gestores estaduais da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste. As apresentações marcaram o encerramento da 20ª reunião do colegiado, que ocorreu na galeria do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará.

O secretário Moisés Braz e o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, abriram o segundo dia de trabalho, que tratou também da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes). Ficou decidido que a feira acontecerá este ano na primeira quinzena de novembro, na Paraíba. Também foram encaminhadas atualizações ao Programa de Alimentos Saudáveis (PAS/NE), com a incorporação de novas temáticas e demandas que vêm sendo debatidas nos últimos meses.

A gerente de Fortalecimento Institucional do Projeto São José, Karina Holanda, apresentou as componentes e atualizou os participantes a respeito da execução do projeto. “Destacamos o edital e a capacitação dos jovens inseridos no Projeto São José Jovem e a missão de revisão de meio termo concluída há poucos dias pelo Banco Mundial. A missão abriu a possibilidade de uma ação direcionada às mulheres, a exemplo do que está ocorrendo com a juventude”, pontuou. Durante a apresentação, foi proposto que a experiência do PSJ pudesse ser compartilhada no Fórum de Gestores da Agricultura Familiar Eugênio Peixoto, que será realizado em Teresina (PI), no período de cinco a sete de julho próximo.

O secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, apresentou as diretrizes do Programa Ceará Sem Fome, a ser lançado oficialmente em breve pelo governador Elmano de Freitas. “Colocamos as estratégias do programa para a mitigação da fome que ainda se abate sobre milhares de cearenses. Nossa meta é beneficiar 40 mil famílias com o cartão Ceará Sem Fome e mais 100 mil pessoas com o fornecimento de refeições diárias”, disse o executivo, ao destacar que o programa se insere dentro de uma ação estruturante do Governo do Estado.

Titular da SDA, Moisés Braz destacou a sensibilidade do governador Elmano de Freitas ao tema do combate à fome e situou a dinâmica de execução do projeto. “No que cabe à nossa secretaria, vamos contratar até 39 entidades, chamadas Unidades Gerenciadoras, que irão selecionar e credenciar as Unidades Sociais Produtoras de Refeições [USPRs], ou seja, as cozinhas sociais. A Secretaria da Proteção Social [SPS] irá distribuir os cartões para aquelas famílias que não terão como acessar as refeições das cozinhas. Com o recurso, elas poderão comprar gêneros alimentícios. Está sendo um grande desafio”, avaliou, ao lembrar que a Agricultura Familiar cearense deverá fornecer grande parte dos alimentos para as cozinhas. Segundo Moisés, o programa deverá ser lançado dia 12 de junho, junto com o Pacto por um Ceará Sem Fome, iniciativa que deverá envolver poderes públicos, iniciativa privada e sociedade civil.

A próxima reunião da Câmara Temática está programada para acontecer durante o Fórum Eugênio Peixoto, no Piauí. O coordenador da Câmara, Alexandre Lima, agradeceu a receptividade do governo cearense por meio da SDA e sugeriu, em discussões paralelas, a construção de um programa de estímulo à cadeia produtiva do algodão entre estados da região. Após a reunião no Palácio da Abolição, os gestores foram recebidos pelo presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, na sede da instituição no bairro Passaré, em Fortaleza.