Ceará encerra quadra chuvosa com 51% de reserva hídrica

2 de junho de 2023 - 16:42

O Governo do Estado do Ceará, por meio do Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos, apresentou nesta quinta-feira (01) o balanço da quadra chuvosa de 2023 em coletiva de imprensa concedida no Palácio da Abolição. Conforme explicado por gestores da Funceme, Cogerh e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) o cenário, em termos de aporte hídrico aos reservatórios, é melhor se comparado à situação de anos anteriores. O secretário da SDA, Moisés Braz, participou da coletiva.

De acordo com Moisés, o Governo do Estado procura trabalhar de forma integrada os sistemas de Desenvolvimento Agrário e de Recursos Hídricos. “O governador Elmano de Freitas tem sempre nos pautado para que estejamos em conexão direta com sistema. O objetivo é sempre o de que tenhamos uma produção adequada, pensando nos anos futuros. O volume de recarga registrado este ano permite o bom trabalho nos projetos de irrigação. Mas a produção dos pequenos também não pode ficar só no período chuvoso. Temos uma situação confortável, mas devemos articular a produção com o sistema hídrico”, afirmou o secretário.

O volume atual de 9,49 bilhões de metros cúbicos (51,2% da capacidade total), distribuídos em 157 reservatórios estratégicos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), é a maior reserva armazenada desde dezembro de 2012. (Veja a evolução do volume no quadro abaixo).

No começo deste ano, o percentual volumétrico era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico. A boa notícia é resultado de chuvas acima da média em todo o Ceará, conforme prognóstico acertado da Funceme. Segundo explicou Eduardo Sávio, presidente da Instituição, o monitoramento das precipitações indicou que os meses de março e abril cruzaram a linha climatológica, fato que ocasionou chuvas concentradas acima da média histórica. “Justamente neste período a recarga nos açudes foi mais expressiva”, destacou.

Dados da Cogerh mostraram que o aporte total no Estado foi da ordem de 6 bilhões de metros cúbicos. O maior desde 2011. “A recarga ajudou a subir o nível dos reservatórios e, por sua vez, a recuperar o volume de açudes em regiões que vinham sofrendo com os anos seguidos de baixas reservas hídricas, como o sertão central“, explicou João Lúcio Farias, diretor de Planejamento da Cogerh.

Para mais detalhes sobre o balanço da quadra chuvosa de 2023, clique aqui.

(Com informações da Secretaria de Recursos Hídricos)