Expocrato: SDA apresenta resultados do semestre a secretários do Cariri

13 de julho de 2023 - 09:44

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) reuniu na manhã desta quarta-feira (12), secretários de Agricultura de 15 municípios da região do Cariri cearense. O evento aconteceu no estande da secretaria, na Expocrato, onde o titular da pasta, Moisés Braz, apresentou as ações e resultados da gestão nos primeiros seis meses de atuação e metas para o desenvolvimento rural no Ceará em 2023.

O secretário do Desenvolvimento Agrário da SDA, Marcos Jacinto, também participou da apresentação. Estiveram presentes na mesa dos trabalhos a secretária de Mulheres da Fetraece, Cícera Vieira, e a presidente do Straaf do Crato, Celiane Bispo, além de movimentos sociais e sindicais da região. A atividade contou ainda com as presenças dos assessores do deputado federal José Guimarães e do vereador do Crato, Pedro Lobo.

Moisés pontuou os objetivos do encontro com secretários da região e reforçou a importância desse momento para o debate das pautas e demandas da região do Cariri.

Algumas das principais realizações da SDA em 2023 apresentadas em reunião

Algumas das principais realizações da SDA em 2023 apresentadas em reunião

Os gestores municipais destacaram a importância da atuação da atual gestão da SDA. Eles colocaram os desafios que os municípios ainda enfrentam na produção e no desenvolvimento da agricultura familiar na região e as expectativas quanto à atuação da secretaria no apoio às gestões locais.

“Isso mostra que a SDA tem compromisso para o desenvolvimento rural. E destacar que precisamos ampliar as ações com a bacia leiteira, como está sendo feito no Sertão Central. Temos um potencial muito grande. E estamos tendo pela primeira vez um secretário que veio do meio rural para atuar nessa política” afirmou o secretário de Agricultura de Mauriti, Paulo Gomes.

Já a gestora de Salitre, Luzinete dos Santos, ressaltou a vocação produtiva do município para pedir o empenho da SDA. “Salitre é reconhecida como capital da mandiocultura. A gente faz farinhada de janeiro a janeiro. E essa cultura precisa ser fortalecida para ampliar a produção, mais recursos para atender todos os nossos produtores”, emendou.

Outra demanda apresentada durante o encontro foi a de haver uma representação da secretaria no Cariri para o protocolo de projetos e demandas. Para isso, foi proposta a criação de um escritório da SDA na região. Além disso, os secretários solicitaram estímulo às exposições agropecuárias nos municípios para fortalecer e promover a produção dos agricultores e pecuaristas locais. Um programa de apoio à estruturação das secretarias municipais foi ventilado, assim como a priorização do PAA Leite no estado.

A partir das falas dos municípios, o secretário executivo Marcos Jacinto destacou os desafios da gestão atual da SDA e reforçou a importância de atuação integrada dos governos estadual, federal e municipais.

“Conseguimos avanços em pouco tempo e vamos avançar muito mais nos próximos meses. E trazer a SDA para Expocrato possibilita a gente ouvir mais os nossos municípios. E destacamos a atuação que o Projeto Paulo Freire II pode ampliar ainda mais na região os investimentos produtivos, energias renováveis, assistência técnica e mecanização agrícola para a agricultura familiar”, sublinhou.

Secretária de Mulheres da Fetraece, Cícera Vieira reforçou as contribuições da federação e das mulheres nas pautas e projetos para a agricultura familiar. “Esse ano estamos mais uma vez em luta com as pautas da retomada do desenvolvimento do país, com a Marcha das Margaridas, em Brasília. E com isso ganhamos todos: estado e municípios e, claro, nossos agricultores e agricultoras familiares”.

Nas suas considerações finais, Moisés Braz destacou a elaboração e lançamento de editais de chamada pública para a agricultura familiar e combate à fome no estado, como o programa Ceará sem Fome com as cozinhas solidárias que irão adquirir produtos diretos de produtores da agricultura familiar. Além da atuação da SDA nos programas estratégicos do governo do Estado e atuação com ministérios da Integração e de Desenvolvimento Social e combate à fome do Governo Federal.