Expocrato: SDA apresenta resultados do semestre a secretários do Cariri

13 de julho de 2023 - 09:44

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) reuniu na manhã desta quarta-feira (12), secretários de Agricultura de 15 municípios da região do Cariri cearense. O evento aconteceu no estande da secretaria, na Expocrato, onde o titular da pasta, Moisés Braz, apresentou as ações e resultados da gestão nos primeiros seis meses de atuação e metas para o desenvolvimento rural no Ceará em 2023.

O secretário do Desenvolvimento Agrário da SDA, Marcos Jacinto, também participou da apresentação. Estiveram presentes na mesa dos trabalhos a secretária de Mulheres da Fetraece, Cícera Vieira, e a presidente do Straaf do Crato, Celiane Bispo, além de movimentos sociais e sindicais da região. A atividade contou ainda com as presenças dos assessores do deputado federal José Guimarães e do vereador do Crato, Pedro Lobo.

Moisés pontuou os objetivos do encontro com secretários da região e reforçou a importância desse momento para o debate das pautas e demandas da região do Cariri.

Algumas das principais realizações da SDA em 2023 apresentadas em reunião

Os gestores municipais destacaram a importância da atuação da atual gestão da SDA. Eles colocaram os desafios que os municípios ainda enfrentam na produção e no desenvolvimento da agricultura familiar na região e as expectativas quanto à atuação da secretaria no apoio às gestões locais.

“Isso mostra que a SDA tem compromisso para o desenvolvimento rural. E destacar que precisamos ampliar as ações com a bacia leiteira, como está sendo feito no Sertão Central. Temos um potencial muito grande. E estamos tendo pela primeira vez um secretário que veio do meio rural para atuar nessa política” afirmou o secretário de Agricultura de Mauriti, Paulo Gomes.

Já a gestora de Salitre, Luzinete dos Santos, ressaltou a vocação produtiva do município para pedir o empenho da SDA. “Salitre é reconhecida como capital da mandiocultura. A gente faz farinhada de janeiro a janeiro. E essa cultura precisa ser fortalecida para ampliar a produção, mais recursos para atender todos os nossos produtores”, emendou.

Outra demanda apresentada durante o encontro foi a de haver uma representação da secretaria no Cariri para o protocolo de projetos e demandas. Para isso, foi proposta a criação de um escritório da SDA na região. Além disso, os secretários solicitaram estímulo às exposições agropecuárias nos municípios para fortalecer e promover a produção dos agricultores e pecuaristas locais. Um programa de apoio à estruturação das secretarias municipais foi ventilado, assim como a priorização do PAA Leite no estado.

A partir das falas dos municípios, o secretário executivo Marcos Jacinto destacou os desafios da gestão atual da SDA e reforçou a importância de atuação integrada dos governos estadual, federal e municipais.

“Conseguimos avanços em pouco tempo e vamos avançar muito mais nos próximos meses. E trazer a SDA para Expocrato possibilita a gente ouvir mais os nossos municípios. E destacamos a atuação que o Projeto Paulo Freire II pode ampliar ainda mais na região os investimentos produtivos, energias renováveis, assistência técnica e mecanização agrícola para a agricultura familiar”, sublinhou.

Secretária de Mulheres da Fetraece, Cícera Vieira reforçou as contribuições da federação e das mulheres nas pautas e projetos para a agricultura familiar. “Esse ano estamos mais uma vez em luta com as pautas da retomada do desenvolvimento do país, com a Marcha das Margaridas, em Brasília. E com isso ganhamos todos: estado e municípios e, claro, nossos agricultores e agricultoras familiares”.

Nas suas considerações finais, Moisés Braz destacou a elaboração e lançamento de editais de chamada pública para a agricultura familiar e combate à fome no estado, como o programa Ceará sem Fome com as cozinhas solidárias que irão adquirir produtos diretos de produtores da agricultura familiar. Além da atuação da SDA nos programas estratégicos do governo do Estado e atuação com ministérios da Integração e de Desenvolvimento Social e combate à fome do Governo Federal.