Governo anuncia investimentos nas comunidades quilombolas

6 de agosto de 2012 - 20:30

Serão investidos aproximadamente R$ 1 milhão em projetos produtivos para as comunidades quilombolas do Ceará. O anúncio foi feito pelo Governador Cid Gomes durante reunião de MAPP

As comunidades quilombolas do Ceará receberão investimento de R$ 1,021 milhão, de recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Os investimentos serão em projetos produtivos na agricultura, pecuária, produção associada ao turismo e valorização das manifestações culturais. O anúncio foi feito pelo Governador Cid Gomes durante a reunião para Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP).

Os projetos serão executados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário (CODEA). Para o secretário Nelson Martins, o momento é histórico. “Pela primeira vez, o Governo do Estado do Ceará reconhece que existem comunidades quilombolas no Ceará e que elas têm um potencial de desenvolvimento produtivo para o Estado”, comemorou.

Os projetos que receberão o financiamento serão discutidos entre representantes da CODEA e da Comissão Estadual dos Quilombola Rurais do Estado do Ceará (Cequirce). “Vamos nos reunir com as comunidades para que eles apresentem quais são os projetos que receberão esses investimentos”, afirmou a pedagoga e técnica da CODEA Viviany Mota.

Segundo o coordenador da CODEA, Castro Júnior, os investimentos devem começar ainda este ano.  A previsão é que todos os projetos estejam implementados e as comunidades treinadas até o final de 2014. “O investimento nas comunidades quilombolas vai contribuir com a erradicação da miséria e da extrema pobreza no Ceará”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br