Beneficiários do Programa Leite Fome Zero reciclam embalagens

10 de março de 2011 - 15:17

A ideia surgiu de oficinas realizadas pelos coordenadores do programa na SDA

Beneficiários do Programa Leite Fome Zero em Caririaçu e Várzea Alegre dão exemplo de preservação ambiental. Eles estão reciclando os sacos plásticos que recebem do programa e fabricando bolsas para utilização em compras nos mercados, transporte de not books ou até mesmo para levar o próprio leite. O Leite Fome Zero distribui cerca de 56 mil sacos de leite por dia no Ceará.

A ideia de reciclar surgiu a partir de oficinas realizadas, em 2008 e 2009, pela Coordenação Estadual do Leite Fome Zero e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com as coordenações municipais e beneficiários daqueles municípios. Na época, já se discutiu a reutilização dos sacos plásticos para que eles não fossem colocados no lixo. As oficinas trabalharam a consciência ambiental e ressaltaram a economia que os beneficiários podem ter ao reutilizar o material.

Segundo a técnica do Programa Leite Fome Zero na SDA, Gizeli Morais, esse trabalho pode ser aperfeiçoados para que os beneficiários/produtores possam comercializar os objetos fabricados e aumentem a renda familiar. “Nosso objetivo é sensibilizar os gestores municipais para que apoiem esse trabalho e a ideia seja ampliada para outros municípios”, comentou.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85)3101.8105