Classificação de Produtos de Origem Vegetal

 

Classificação

É o ato de determinar as qualidades extrínsecas e intrínsecas de um produto vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais do Ministério da Agricultura.

 

Padronização

É a atividade que tem por objetivo o estabelecimento de modelos tipo, físico ou descritivo, por produto vegetal levando-se em conta a identidade, seu emprego, forma, cor, peso, tamanho, apresentação e qualidade.

 

Importância no Controle de Qualidade de Produtos

As análises físico-químicas realizadas pelo Serviço de Classificação Vegetal têm por objetivo o controle de qualidade de produtos de origem vegetal para garantir a oferta de alimentos saudáveis ao consumidor e matéria prima com qualidade. A segurança alimentar deve ser uma preocupação constante das empresas que prezam pela satisfação do cliente o que, naturalmente, se reflete na valorização de suas marcas.

 

Finalidade da Classificação

Como atividade auxiliar da comercialização, tem como objetivo determinar as qualidades intrínsecas e extrínsecas de produtos vegetais, com base em padrões físicos e descritivos do Ministério da Agricultura.

 

Benefícios à Agroindústria

Auxilia no controle de qualidade do produto com vistas à comercialização, contribuindo para redução da concorrência fraudulenta no mercado, em função qualidade e do preço. Atua como mediadora nas questões de qualidade, eliminando divergências na aquisição de produtos, observando padrões preestabelecidos.

 

Benefícios ao Produtor

O Serviço de Classificação Vegetal da SDA, atua quando solicitado, como mediadora nas questões de qualidade evitando os abusos contra produtores na recepção dos seus produtos, por ocasião da primeira comercialização e nas operações de compra e venda do poder público.

 

Benefícios ao Consumidor

A Classificação Vegetal constitui-se em forte imperativo para salvaguardar o interesse do público, quando associada às regras do Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista, que este serviço atesta a qualidade dos produtos empacotados, estabelecendo parâmetros para a definição e diferenciação de preços de cada produto. Impede o consumo de produtos importados cuja qualidade se encontre fora de Tipo ou desclassificados, auxiliando o Ministério da Agricultura.

 

Quem deve Classificar seus Produtos

Obrigatoriedade Todas as pessoas jurídicas, que por conta própria ou como intermediárias embalem ou empacotem produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico quando destinados diretamente à alimentação humana.

 

 

CLASSIFICAÇÃO VEGETAL ATRAVÉS DE ANÁLISE FÍSICA

A Classificação de Produtos de Origem Vegetal, atividade auxiliar do processo de comercialização, vem sendo executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, que atende no nosso Estado, como também, parte da região Norte e Nordeste, possuindo além de Fortaleza, uma rede de postos espalhados nos municípios de Sobral, Limoeiro do Norte, Iguatu, Juazeiro do Norte, além dos Postos nos Portos aduaneiros do Mucuripe e Pecém. Esta estrutura de atendimento está estrategicamente localizada no Estado do Ceará e permite que, a qualquer momento, sua empresa possa contar com a assessoria de nossos técnicos nos processos de determinação da qualidade dos seus produtos.

 

Produtos Classificados

Abacaxi, Alho, Algodão em caroço, Algodão em Pluma, Amêndoa de castanha caju, Arroz, Batata, Canjica de milho, Castanha de caju, Caroço de Algodão, Cebola, Feijão, Maçã, Mamona, Milho, Milho pipoca, Soja, Tomate, Trigo e Uva.

 

Nossa estrutura:

• Classificadores registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA;

• Professores habilitados e registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para formar e/ou habilitar classificadores;

• Conta com sala exclusiva para ministrar cursos de formação e/ou habilitação de classificadores, equipada com os mais modernos equipamentos;

• Habilitação para classificar trinta produtos com padrão oficial do MAPA;

• Setor de Revisão para auditoria de qualidade interna;

• Laboratório de Análises Físico-Química credenciado pelo MAPA;

• Equipamentos aferidos por empresas credenciadas na RBC;

• Classificadora oficial para o Ministério da Agricultura, nas importações;

• Empresa registrada no SECEX/BANCO DO BRASIL para realizar a classificação por ocasião da exportação.

 

 

CLASSIFICAÇÃO VEGETAL ATRAVÉS DE ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA

O NUCLA possui um aparelhado Laboratório de análises físico-química – LAQ, credenciado pelo MAPA fazendo parte da Rede Nacional de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, prestando os seguintes serviços:

 

• Análise físico-química de farinha de trigo (Umidade, Cinzas, Proteína, Granulometria, Acidez Graxa);

• Análise físico-química de óleos vegetais refinados comestíveis (óleo de soja, algodão, canola, girassol e milho) (Aspecto a 25 ºC; Propriedades Organolépticas; Umidade e material volátil (%); Índice de Acidez (mg-KOH/g); Ponto de Fumaça (° C ); Índice de Peróxidos (mEq/kg); Impurezas Insolúveis em Éter de Petróleo(%); Sabões (mg/kg);

• Análise físico-química dos derivados da raiz da mandioca, como a farinha de mandioca, fécula e tapioca (Substâncias Amilácea; Umidade; Cinzas; Ph; Polpa – mL; Vazamento (Peneira 0,105) (%); Ponto Rompimento °C; Coloração; Fator Ácido – mL; Viscosidade).