Secretários

Secretário do Desenvolvimento Agrário

Moisés Braz Ricardo

Moisés Braz Ricardo nasceu em 5 de setembro de 1963 no município de Massapê, Ceará, filho de Pedro Alcântara Ricardo e Maria Aparecida Braz Ricardo. Trabalhador rural, ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), de 1993 a 1996. Exerceu ainda o cargo de vice-presidente do STTR de Massapê em 1998, antes de assumir a Secretaria de Finanças da Fetraece, de 2001 a 2005, entidade para a qual acabou sendo eleito presidente por duas gestões (2005-2009 e 2010-2013) e posteriormente vice-presidente. Fundou e presidiu ainda o PT de Massapê, assim como a Executiva Estadual do partido em 2018.

Em outubro de 2014, Moisés foi eleito para assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Ceará sendo o deputado mais bem votado do Partido dos Trabalhadores naquele ano, com 75.027 votos.

Entre as bandeiras defendidas por Moisés na Assembleia estão o fortalecimento da Agricultura Familiar com assistência técnica, terra, água, crédito e inclusão socioeconômica de jovens, mulheres e da terceira idade; a Reforma Agrária; a luta do movimento sindical de trabalhadores rurais e urbanos e o diálogo das Organizações da Sociedade Civil Organizada (ONGs) com os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipais com vistas à construção e implementação das Políticas Públicas. Pautas que conferiram ao massapeense a reeleição nas eleições de 2018, com 83.489 votos, e em 2022, com 63.149 votos.

Ainda na Assembleia, Moisés presidiu a Comissão de Agropecuária. Durante os dois mandatos, aprovou diversas leis importantes de sua autoria direcionadas aos agricultores familiares. Exemplo da CNH Rural, que isentou trabalhadores rurais com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP, agora Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF) do pagamento das taxas do Detran quando da primeira habilitação ou renovação do documento.

Além disso, Moisés foi o autor de políticas públicas importantes, caso das políticas estaduais de fomento ao Cooperativismo (Lei nº 17.702/21), de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas e Mudas (Lei nº 17.179/20), da Política Estadual de Economia Solidária (Lei nº 17.916/22) e do Programa Apoio Técnico-Financeiro às Escolas Família Agrícolas (EFAs). Todas resultaram de projetos de indicação de Moisés Braz acatados pelo Poder Executivo.

Outras políticas importantes aprovadas no Parlamento Estadual que contaram com apoio e tiveram emendas elaboradas pelo deputado Moisés Braz foram a Política Estadual do Hora de Plantar (Lei nº. 17.534/21), que distribui sementes e mudas aos produtores; e a Política Regularização Fundiária Rural no Estado do Ceará (Lei nº 17.533/21), denominada Lei Wilson Brandão.

Em 29 de dezembro do último ano, o governador Elmano de Freitas anunciou a indicação de Moisés Braz para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), cargo no qual tomou posse em cerimônia realizada no Palácio da Abolição em 1º de Janeiro de 2023.

Secretário Executivo do Planejamento e Gestão Interna

Taumaturgo Medeiros dos Anjos Júnior

Taumaturgo Medeiros dos Anjos Júnior entrou no serviço público através do Projeto Primeiro Passo, coordenado há época pela Secretaria de Ação Social do Governo do Estado do Ceará, que promove a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social. Sua trajetória logo teve início na Secretaria do Desenvolvimento Agrário quando era aluno da escola pública (Liceu do Ceará), em maio de 2005.

Em 2007, após a conclusão do estágio, Taumaturgo Júnior teve a oportunidade de contribuir durante 10 anos com muita competência e comprometimento na área de orçamento e finanças públicas da SDA, como técnico do Instituto Agropolos do Ceará. Neste período conseguiu ingressar e concluir a graduação em Ciências Contábeis, pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).

Em 2016, foi nomeado como Coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, tendo oportunidade de contribuir decisivamente no planejamento das áreas programáticas e instrumentais. Desempenhou papel relevante na modernização dos processos administrativos implantados na SDA e no assessoramento direto a alta direção da SDA, nas reuniões com o Governador e nas mais diversas instancias deliberativas do governo.

Após 16 anos de dedicação ao serviço público estadual chegou ao cargo de Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da mesma secretaria em que foi contratado como estagiário do Projeto Primeiro Passo coroando uma carreira vitoriosa onde a oportunidade dada através de um programa social lhe proporcionou um grande crescimento pessoal e profissional.

Na sua trajetória de atuação na SDA prevaleceu o foco da busca pela excelência na área de planejamento e gestão e como consequência, a preocupação permanente de que o trabalho desenvolvido contribuísse para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Ceará.